Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3317
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Moser, Fernanda | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763137U5 | por |
dc.contributor.advisor1 | Portanova, Ruth | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:12:22Z | - |
dc.date.available | 2008-05-27 | - |
dc.date.issued | 2008-03-19 | - |
dc.identifier.citation | MOSER, Fernanda. O uso de desafios : motivação e criatividade nas aulas de matemática. 2008. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3317 | - |
dc.description.resumo | Atualmente, a maior dificuldade encontrada pelos professores é envolver os alunos em atividades de aprendizagem, levá-los a persistir nas tarefas propostas e a valorizarem a educação. Há alunos pouco motivados em aprender, surgindo problemas como desinteresse e apatia. Este trabalho tem como tema principal o uso de desafios nas aulas de Matemática. O objetivo principal é verificar como o uso de desafios matemáticos pode contribuir para a aprendizagem de conteúdos matemáticos, quando utilizados como um recurso metodológico alternativo e como pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade. No desenvolver da pesquisa é mostrada a importância de motivar os alunos às aulas, bem como a importância do desenvolvimento do seu raciocínio lógico e da sua criatividade. Será que com desafios as aulas se tornam mais interessantes? Uma das formas de verificar isso foi realizando questionários nos quais os alunos responderam a determinadas perguntas referentes ao assunto em questão. Também há registros de observações do comportamento dos alunos durante as aulas. Contribuindo para o incentivo à pesquisa, foi feita uma etapa em que os alunos criaram seus próprios desafios sobre um determinado conteúdo. Estimula a criatividade e verifica-se suas capacidades para pesquisa e construção de idéias e problemas. Também são analisados alguns dados fornecidos pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ) sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB e uma análise comparando o Brasil, o Rio Grande do Sul, a cidade de Canoas e a E.M.E.F. Arthur Pereira de Vargas. Tornar as aulas mais atraentes, estimular a criatividade, a construção de idéias e a resolução de problemas foram as formas encontradas de resgatar o entusiasmo dos alunos e torná-los aptos a enfrentar obstáculos, neste mundo no qual a tecnologia predomina. Concluiu se que os alunos mostraram-se mais motivados capazes de criarem seus próprios desafios e entusiasmados com as atividades desenvolvidas. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 401335.pdf: 615131 bytes, checksum: 2ef8e34ffdabe6eb28d0b370a0a83485 (MD5) Previous issue date: 2008-03-19 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12630/401335.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | MATEMÁTICA - ENSINO | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM - DIFICULDADES | por |
dc.subject | MOTIVAÇÃO (EDUCAÇÃO) | por |
dc.subject | CRIATIVIDADE (EDUCAÇÃO) | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O uso de desafios : motivação e criatividade nas aulas de matemática | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
401335.pdf | Texto Completo | 600,71 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.