Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3139
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação de nanoporos em folhas de policarbonato pelo método de track etching
Autor: Souza, Cláudia Telles de 
Primeiro orientador: Papaléo, Ricardo Meurer
Resumo: O processo de track-etching foi aplicado para a produção de nanoporos em folhas de policarbonato com espessuras de 12 e 40 Zm. Esse processo é dividido em duas etapas. A primeira etapa envolve irradiação de folhas poliméricas com íons de alta energia em doses baixas e, a segunda consiste em submergir a folha polimérica em uma solução química adequada, para promover a remoção das partes sensibilizadas e conseqüente formação de cavidades ou poros. Nesse contexto, os objetivos deste trabalho foram, primeiramente, desenvolver um processo de ataque químico eficiente para produção de poros com algumas centenas de nanômetros, e segundo, realizar um estudo da influência de pré-irradiação com prótons, no tamanho e morfologia dos poros produzidos. Para isso, amostras de policarbonato (Makrofol) foram irradiadas com íons de Au+7 de 18 MeV e H+ de 2 MeV, no acelerador de íons Tandetron, além disso, foram feitas irradiações com íons de Au+14 de 200 MeV no acelerador Tandar. Também foram utilizadas folhas com espessura de 40 Zm já irradiadas com íons desconhecidos de centenas de MeV no acelerador Ganil. Posteriormente à irradiação, as amostras foram submetidas a um ataque químico com solução alcalina de hidróxido de sódio em concentrações de 4, 5, 6, 7, 8 e 9 M durantes diferentes tempos, para verificar a influência da concentração e do tempo de ataque no tamanho de poros formados. A temperatura do ataque foi fixada em 60ºC. A caracterização das amostras foi feita através de microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) e cromatografia de permeação em gel (GPC). Os resultados indicam que a irradiação iônica induz preferencialmente o processo de cisão das cadeias poliméricas e conseqüente redução da massa moleculares do polímero. Percebe-se também a redução de todas as bandas espectrais no IR do policarbonato e sua dependência com irradiação. Após o ataque químico das amostras irradiadas, poros cilíndricos são produzidos com tamanhos controláveis pela concentração da solução de etching e do tempo de ataque, bem como pela pré18 irradiação com feixe de prótons. Percebe-se ainda que a concentração limiar para o aparecimento dos poros foi de 5M com o tempo de incubação maior que dois minutos para as folhas de 40 Zm, mas inferiores a um minuto para as folhas de 12 Zm.
Palavras-chave: ENGENHARIA DE MATERIAIS
IRRADIAÇÃO IÔNICA
POLÍMEROS
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais
Citação: SOUZA, Cláudia Telles de. Formação de nanoporos em folhas de policarbonato pelo método de track etching. 2009. 82 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3139
Data de defesa: 3-Ago-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
416794a.pdfTexto Completo Parte A17,68 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
000416794-Texto+Completo+Parte+B-1.pdfTexto Completo Parte B15,35 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.