Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3026
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise de desempenho e perdas em máquinas pentafásicas com campo trapezoidal no entreferro comparadas com máquinas convencionais
Autor: Rosa, Ricardo Schäffer da 
Primeiro orientador: Pereira, Luis Alberto
Resumo: Neste trabalho é realizado um estudo dos mecanismos de perdas magnéticas em máquinas pentafásicas com campo magnético trapezoidal no entreferro. A indução magnética trapezoidal no entreferro pode ser obtida pela inclusão de uma componente de 3° harmônica no campo magnético, o qual pode ser proveniente da saturação magnética do ferro ou da injeção de corrente com componente de 3° harmônica. Sendo as perdas no ferro do estator relacionadas à variação do campo magnético nos dentes e na coroa deste, relações entre os harmônicos do campo do entreferro e do campo dos dentes e da coroa do estator são estudados. As perdas magnéticas no ferro são divididas em perdas por histerese, perdas por corrente parasita e perdas por excesso, sendo que, para cada uma destas o equacionamento das perdas foi expandido de modo a considerar a inclusão do efeitos de harmônicos, em especial do 3° harmônico, no campo magnético. São realizadas simulações para diversos materiais, para o modelo de um protótipo utilizando campo magnético senoidal e trapezoidal no entreferro a fim de se comparar o comportamento das perdas e a influencia dos harmônicos. Por fim são realizados ensaios no protótipo para comprovação experimental dos resultados.
Palavras-chave: ENGENHARIA ELÉTRICA
MÁQUINAS ELÉTRICAS
MOTORES ELÉTRICOS
CAMPOS MAGNÉTICOS
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Citação: ROSA, Ricardo Schäffer da. Análise de desempenho e perdas em máquinas pentafásicas com campo trapezoidal no entreferro comparadas com máquinas convencionais. 2010. 207 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3026
Data de defesa: 25-Mar-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
423349.pdfTexto Completo5,44 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.