Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3012
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sistema para programação automática de bombas de infusão utilizando identificação por radiofreqüência (RFID) : SisPABI
Autor: Lilienthal, Ramón Finger 
Primeiro orientador: Azevedo, Dario Francisco Guimarães de
Resumo: O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um sistema programação automática de bombas de infusão através da utilização da tecnologia de identificação por rádio freqüência (RFID), prevendo a sua integração com um sistema de informação hospitalar. Dentro da rotina hospitalar podem ocorrer erros na administração de infusoterapia devido a informações ausentes ou incorretas e também pelo erro da programação da bomba. Estes erros podem acarretar sérios danos a saúde do paciente. Os erros podem ocorrer em qualquer momento desde a prescrição médica até o procedimento de infusão no paciente propriamente dito. Um módulo de prescrição eletrônica foi desenvolvido com a finalidade de gerenciar e armazenar prescrições eletrônicas de infusoterapia. Este módulo é baseado em web para permitir sua utilização em qualquer ambiente do hospital com acesso a rede local. O módulo desenvolvido faz o papel do sistema de informação hospitalar. Foi desenvolvido neste trabalho, um módulo de gravação para etiquetas RFID integrável com o sistema de informação hospitalar (HIS). Este módulo é capaz de se conectar ao banco de dados requisitando a lista de prescrições de infusoterapia e apresentar ao farmacêutico que seleciona e grava os dados numa etiqueta inteligente RFID. E esta etiqueta é então colada na seringa que contém o fármaco prescrito. Foi desenvolvido um firmware auxiliar para bombas de infusão de seringa, que permite a comunicação da bomba com um módulo leitor RFID, a leitura e a decodificação dos dados contidos na etiqueta RFID, e a programação dos parâmetros correspondentes da bomba. Este trabalho constitui uma ferramenta de auxílio para a redução de erros nos procedimentos de infusoterapia dentro do ambiente hospitalar. Os módulos e o firmware desenvolvidos neste projeto completam o ciclo de automação de informações dentro do hospital para procedimentos de infusoterapia, pois abrangem desde a prescrição do fármaco, manipulação da informação na farmácia do hospital até sua administração no paciente.
Palavras-chave: ENGENHARIA ELÉTRICA
TECNOLOGIA
PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
RÁDIO (ENGENHARIA)
RFID (IDENTIFICAÇÃO POR RÁDIO FREQUÊNCIA)
MEDICAMENTOS - ADMINISTRAÇÃO
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3012
Data de defesa: 27-Nov-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
411919.pdfTexto Parcial93,27 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.