Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2992
Tipo do documento: Dissertação
Título: Decodificador convolucional de Viterbi com soft-decision e bit interleaver
Autor: Loss, Diego Vier 
Primeiro orientador: Castro, Fernando César Comparsi de
Resumo: Esta dissertação versa sobre a análise, o projeto e a implementação de um decodificador convolucional de Viterbi com Soft-Decision precedido por bit interleaving, visando a aplicação em sistemas de comunicação digital com modulação M-QAM. O decodificador implementado é parte do processo de desenvolvimento do sub-sistema de Modulação inovadora do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), instituído pelo decreto Nº4.901, de 27 de novembro de 2003. O subsistema Modulação inovadora foi desenvolvido no Centro de Pesquisas em Tecnologias Wireless (CPTW) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tendo a PUCRS recebido do governo brasileiro a incumbência do desenvolvimento do subsistema de Modulação inovadora, a equipe de P&D do CPTW decidiu que o codificador de canal do sistema em desenvolvimento deveria incluir Soft-Decision em conjunto com bit-interleaving, para efeito de maximizar o desempenho operacional do sistema. Esta é, portanto, a razão da escolha do tema desta dissertação. É interessante aqui observar a dificuldade de se encontrar, para não dizer a inexistência de literatura (tanto em livros quanto em publicações acadêmicas) indicando diretivas efetivas que auxiliem na implementação prática deste decodificador. Esta implementação só foi possível a partir de inferências sobre textos acadêmicos publicados em veículos conceituados como o IEEE (The Institute of Electrical and Electronics Engeneers), e a partir de experimentação prática e de testes de hipóteses em laboratório, trabalho este executado durante as atividades de pesquisa no Laboratório de Sistemas Wireless (LSW) do CPTW, vinculado a este mestrado. Os resultados obtidos a partir do desenvolvimento destes estudos foram, também, de vital importância para o rápido e bem sucedido desenvolvimento do projeto do codificador e decodificador de canal do sistema ISDB-T. O sistema ISDB-T, japonês, foi o sistema escolhido pelo governo brasileiro para ser o sistema de televisão digital aberta adotado no Brasil. O CPTW da PUCRS recebeu do governo a incumbência de desenvolver o projeto Desenvolvimento de Moduladores para Broadcast de Sinais de TV Digital através do contrato Concessão de Colaboração Financeira Não-Reembolsável No.06.2.1194.1.4 com o Banco Nacional de Desenvolvimento do Econômico e Social (BNDES), projeto este que prevê a concepção e execução de um modulador ISDB-T em lógica programável, para posterior conversão em um chip dedicado. A construção deste modulador implica necessariamente na construção de um demodulador, para efeito de validação do projeto, tendo sido, desta forma, utilizados todos os conceitos, conhecimentos e resultados obtidos a partir do trabalho de pesquisa que originou esta dissertação.
Palavras-chave: CODIFICAÇÃO DIGITAL
TELEVISÃO DIGITAL
DECODIFICADORES
PROCESSAMENTO DE SINAIS
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Citação: LOSS, Diego Vier. Decodificador convolucional de Viterbi com soft-decision e bit interleaver. 2008. 81 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2992
Data de defesa: 7-Mar-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
401159.pdfTexto Completo1,32 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.