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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2974
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Luciano Costa | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759905A3 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pivatto, Pergentino Stefano | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788398T4 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:55:28Z | - |
dc.date.available | 2007-11-07 | - |
dc.date.issued | 2007-08-06 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Luciano Costa. O sujeito é de sangue e carne : a sensibilidade como paradigma ético em Emmanuel Levinas. 2007. 278 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2974 | - |
dc.description.resumo | Numa leitura itinerante do pensamento de Emmanuel Levinas, que refaz e articula seus principais momentos, intentamos aprofundar o sentido ético da subjetividade enquanto responsabilidade pelo Outro ou um-para-o-Outro, mostrando que o humano se abre com a possibilidade extraordinária de que a alteridade do Outro venha a contar para o sujeito antes que a sua própria identidade para si mesmo. O ponto agudo deste projeto é sustentar que o sentido ético da subjetividade não emerge de modo suficiente sem uma exaustiva referência à sua dimensão sensível e encarnada. Esta articulação nodal entre ética e encarnação, ou responsabilidade e sensibilidade, torna-se patente à medida em que se descreve o arco de constituição da subjetividade, quer como ser para-si, no gozo sensível e na apropriação econômica das coisas do mundo, quer como um-para-o-Outro, na suscetibilidade a ser afetado pela alteridade de outrem e responder por ela com o dom dos próprios recursos ou, em última instância, com o dom de si mesmo, uma vez que o sujeito primariamente se constitui a partir do que ele frui e tem. Esta afetabilidade responsiva inscrita na sensibilidade humana, que a torna não-indiferente à diferença do Outro antes de seu próprio poder de decisão, é descrita por Levinas com o termo vulnerabilidade e encontra na maternidade o seu analogon por excelência. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:55:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 396312.pdf: 1497848 bytes, checksum: 4577c9f2673476ed6b18dc00543ab1a3 (MD5) Previous issue date: 2007-08-06 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12166/396312.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | FILOSOFIA FRANCESA | por |
dc.subject | LEVINAS, EMMANUEL - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | por |
dc.subject | SUBJETIVIDADE | por |
dc.subject | SUJEITO (FILOSOFIA) | por |
dc.subject | ÉTICA | por |
dc.subject | PRAZER | por |
dc.subject | RESPONSABILIDADE | por |
dc.subject | OUTRO (FILOSOFIA) | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.title | O sujeito é de sangue e carne : a sensibilidade como paradigma ético em Emmanuel Levinas | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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396312.pdf | Texto Completo | 1,46 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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