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dc.creatorSantos, Luciano Costa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759905A3por
dc.contributor.advisor1Pivatto, Pergentino Stefano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788398T4por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:55:28Z-
dc.date.available2007-11-07-
dc.date.issued2007-08-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Luciano Costa. O sujeito é de sangue e carne : a sensibilidade como paradigma ético em Emmanuel Levinas. 2007. 278 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2974-
dc.description.resumoNuma leitura itinerante do pensamento de Emmanuel Levinas, que refaz e articula seus principais momentos, intentamos aprofundar o sentido ético da subjetividade enquanto responsabilidade pelo Outro ou um-para-o-Outro, mostrando que o humano se abre com a possibilidade extraordinária de que a alteridade do Outro venha a contar para o sujeito antes que a sua própria identidade para si mesmo. O ponto agudo deste projeto é sustentar que o sentido ético da subjetividade não emerge de modo suficiente sem uma exaustiva referência à sua dimensão sensível e encarnada. Esta articulação nodal entre ética e encarnação, ou responsabilidade e sensibilidade, torna-se patente à medida em que se descreve o arco de constituição da subjetividade, quer como ser para-si, no gozo sensível e na apropriação econômica das coisas do mundo, quer como um-para-o-Outro, na suscetibilidade a ser afetado pela alteridade de outrem e responder por ela com o dom dos próprios recursos ou, em última instância, com o dom de si mesmo, uma vez que o sujeito primariamente se constitui a partir do que ele frui e tem. Esta afetabilidade responsiva inscrita na sensibilidade humana, que a torna não-indiferente à diferença do Outro antes de seu próprio poder de decisão, é descrita por Levinas com o termo vulnerabilidade e encontra na maternidade o seu analogon por excelência.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:55:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 396312.pdf: 1497848 bytes, checksum: 4577c9f2673476ed6b18dc00543ab1a3 (MD5) Previous issue date: 2007-08-06eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12166/396312.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFILOSOFIA FRANCESApor
dc.subjectLEVINAS, EMMANUEL - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subjectSUBJETIVIDADEpor
dc.subjectSUJEITO (FILOSOFIA)por
dc.subjectÉTICApor
dc.subjectPRAZERpor
dc.subjectRESPONSABILIDADEpor
dc.subjectOUTRO (FILOSOFIA)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleO sujeito é de sangue e carne : a sensibilidade como paradigma ético em Emmanuel Levinaspor
dc.typeTesepor
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