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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2795
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Totalidade ontológica em Hegel : o problema da metafísica na Phänomenologie des geistes |
Autor: | Oliveira Neto, Pedro Adalberto Gomes de |
Primeiro orientador: | Heck, José Nicolau |
Resumo: | Este trabalho propõe defender que a Phänomenologie des Geistes de 1807 de Hegel é obra metafísica e não gnosiológica. O saber que é o objeto da mesma não é o Princípio Lógico que a sustenta, e sim a substância que, apresentada pelas figuras-de-espírito, permite à consciência compreender que seu reconhecimento passa pela indissociabilidade entre externo e interno e que o saber deve se filiar a essa concepção monista estendida ao dualismo. Esse pressuposto teórico de Hegel é o que permite o surgimento de novo direcionamento ao saber contemporâneo. E isso só se torna sustentável uma vez elaborada uma concepção metafísica dialética, realizada por Hegel em sua Phänomenologie des Geistes. Trata-se de obra estrutural que tanto se lança à exterioridade do discurso válido quanto expressa a interioridade veraz da consciência enquanto consciência-de-si. De maneira que seu desdobramento se apresenta no objeto em si como essência espiritual, no espírito como universalidade do saber e como consciente de sua razão objetiva e efetiva até alcançar a totalidade ontológica. A metafísica dialética erigida por Hegel é apresentada na seção Religião, na qual ocorre a reunião da Consciência / Razão com a Consciência-de-si / Espírito, de forma que a consciência-de-si como espírito se põe como consciência da essência absoluta em geral. A seção Religião, ao mesmo tempo em que anuncia a metafísica dialética hegeliana, na reunião entre objetividade e efetividade, ainda não ultrapassa sua consciência como tal ou falta a ela elevar-se à efetividade de sua consciência-de-si ao objeto de sua consciência. Resta a ela o momento da sua absolutez ou a junção entre forma e conteúdo como espírito absoluto. No Saber Absoluto, o saber conceituante é apresentado. Hegel tenta resolver o problema da metafísica retornando a Heráclito e a Parmênides; contrapõe-se à herança moderna ao conjugar ontologia e totalidade de forma crítica, movido pela inseparabilidade lógica principial entre externo e interno. Esta, assentada no espírito que se sabe enquanto figuras-de-espírito, fundamenta a metafísica dialética defendida por Hegel e possibilita outra estrutura conceitual distinta da dicotomia moderna fundamento filosófico da ciência generalista e dá suporte à ciência complexa. |
Palavras-chave: | FILOSOFIA METAFÍSICA ONTOLOGIA FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO HEGEL, GEORG WILHELM FRIEDRICH - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Citação: | OLIVEIRA NETO, Pedro Adalberto Gomes de. Totalidade ontológica em Hegel : o problema da metafísica na Phänomenologie des geistes. 2008. 152 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2795 |
Data de defesa: | 29-Set-2008 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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405993.pdf | Texto Completo | 781,11 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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