Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2707
Tipo do documento: Dissertação
Título: O câncer de pele na formação do fisioterapeuta dermato-funcional : análise do discurso de docentes de cursos de especialização da cidade de Porto Alegre
Autor: Kreibich, Tanise Remus
Primeiro orientador: Myskiw, Jociane de Carvalho
Resumo: O aumento considerável da expectativa de vida é resultado, dentre outros fatores, da maior preocupação das pessoas em atuar na prevenção de patologias. Uma dessas preocupações, cada vez mais em destaque, é o câncer de pele, cuja incidência tem aumentado mundialmente, exigindo dos profissionais que atuam na área da saúde uma formação adequada para realizar exames primários capazes de agilizar o encaminhamento para avaliações mais específicas. Esta é uma tarefa que se enquadra com as oportunidades do Fisioterapeuta Dermato-Funcional, posto que este, devido a sua área de atuação, tem a possibilidade de observar as áreas expostas do corpo. É nesse contexto que se insere este trabalho, tendo como objetivo analisar as características da formação de Fisioterapeutas Dermato-Funcionais quanto à identificação - exame primário - do câncer de pele característico do envelhecimento cutâneo, ocorrida no contexto dos cursos de especialização, na grande Porto Alegre, a partir dos discursos dos seus docentes. Tratou-se de um estudo qualitativo, com delineamento descritivo, baseado na análise das características da formação de docentes de cursos de especialização, da inserção do conteúdo câncer de pele nas disciplinas/currículos e das práticas de ensino dos professores em relação a este conteúdo. Fizeram parte da investigação 08 docentes vinculados a 04 cursos de especialização em Dermato-Funcional, da região metropolitana de Porto Alegre. Com estes sujeitos, selecionados de modo intencional, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, cujo áudio foi registrado e, em seguida, transcrito. As informações coletadas foram submetidas a um procedimento de análise de conteúdo, baseado num processo de categorização. As categorias que emergiram das entrevistas, suas descrições e interpretações possibilitaram concluir que em relação ao câncer de pele, a formação dos docentes dos cursos de especialização em Dermato-Funcional está relacionada mais à sua intervenção do que a formação acadêmica; que enquanto conteúdo, o câncer de pele está diluído entre outros, ocupando um lugar periférico em face ao destaque da dimensão estética e de seu caráter estigmatizante; e que a prática docente predominante está baseada num modelo diretivo, intensamente dependente das explicitações advindas dos docentes.
Abstract: The aim of this paper is to analyze the characteristics of dermato-functional physiotherapy training regarding the identification of suspect skin cancer lesions from the discourses of the teaching staff on specialization courses in greater Porto Alegre. This is a qualitative study with a descriptive form, based on the analysis of the characteristics of the teaching staff training on specialization courses. Eight teaching members from four dermato-functional specialization courses were interviewed. The information was submitted to a content analysis based on a categorization process. The categories that were found in the interviews, their descriptions and interpretations allowed us to conclude that, regarding skin cancer, the training of teaching staff on dermato-functional specialization courses is related more to intervention than to academic learning: while with regards to content, skin cancer is diluted amongst others, placing it to a periphery to highlight the esthetic dimension and its stigmatizing character; and that the predominant teaching practice is based on a directive model, heavily dependent on the teachers explanations.
Palavras-chave: GERONTOLOGIA
FISIOTERAPEUTAS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PELE
DOENÇAS - PREVENÇÃO E CONTROLE
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Instituto de Geriatria e Gerontologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2707
Data de defesa: 22-Mar-2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
449403.pdfTexto Completo580,66 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.