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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2655
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento |
Autor: | Nunes, Vivian Patrícia Caberlon |
Primeiro orientador: | Souza, Valdemarina Bidone de Azevedo e |
Resumo: | A necessidade do uso dos recursos da Informática vem crescendo diariamente de forma contínua e rápida. A linguagem da informática e o conhecimento sobre o computador passaram a ser símbolos da cultura contemporânea, independentemente da área de especialização e de faixa etária, influenciando na auto-valorização e no desenvolvimento de uma nova cidadania - social e solidária -. A pesquisa realizada teve como objetivo analisar a percepção de idosos sob a contribuição da inclusão digital em sua vida cotidiana e a mudança ocorrida em suas concepções de envelhecimento, após freqüentarem oficinas pedagógicas de inclusão digital, assumindo-se uma concepção de cotidiano construída a partir da complementaridade das idéias de Morin, (1998, 1999), Heller (1987), Stuart (2002) e Luckman e Berger (1987) em que fica evidente a importância das relações de autonomia/dependência na construção do sujeito/indivíduo e de sua relação com o mundo e a tecnologia. Nos estudos de Kachar (2003), Azevedo e Souza et al (2002 e 2004), Garcia e Lentini (2002), Garcia, Lentini e Gennaro (2002) e Diáz (2001) encontrou-se argumentos que corroboram a presença de potencial de constante aprendizagem em idosos e conseqüente inclusão digital. O estudo foi desenvolvido numa abordagem qualitativa/dialógica. Os dados foram coletados junto a 24 idosos que freqüentam há 6 meses oficinas pedagógicas de alfabetização digital, realizadas duas vezes por semana, com duração de uma hora, sob a coordenação do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Concepção de Envelhecimento do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Durante o desenvolvimento das oficinas os idosos participavam nas segundasfeiras de atividades de língua espanhola e nas quartas-feiras de atividades que incluíam a aprendizagem do Word, Powerpoint e WWW/Internet, que foram aplicadas na elaboração de apresentações sobre envelhecimento em PowerPoint e na construção de homepage pelos idosos. Os dados foram coletados por observação participante e por entrevista coletiva, utilizando-se os princípios da dialógica de Morin (recursivo, hologramático e dialógico) na análise da realidade.A análise dos dados compreendeu: leitura exploratória global dos registros das observações participantes e das transcrições das entrevistas; leitura detalhada de cada material coletado; organização do material por unidades contextuais; identificação das unidades de significados e classificação em dimensões. Como principais contribuições da inclusão digital foi identificado que a experiência vivida nas oficinas pedagógicas é uma possibilidade de reconstrução da identidade do idoso como cidadão do mundo, como possuidor de capacidade para aprendizagem contínua e para lidar com situações e desafios diários relacionados ao uso da tecnologia, dando suporte para a reconstrução do conhecimento e a comunicação. Verificou-se que a inclusão digital contribuiu na capacitação de idosos para utilização de recursos informatizados (Word, PowerPoint, WWW/Internet), na produção intelectual (construção de materiais instrucionais sobre envelhecimento); auxiliou na sua integração com a família; na atualização da linguagem e na comunicação com o mundo, principalmente pelo reconhecimento do potencial do idoso para a aprendizagem da tecnologia e de uma nova linguagem, até então concebidas como prerrogativas dos mais jovens. O envelhecimento, constituindo tema transversal dos materiais instrucionais elaborados pelos idosos nas oficinas pedagógicas, possibilitou aos idosos perceberem que este processo é constituído de diferentes dimensões, indo além da biológica, o que possibilitou tecer e compreender a arquitetura complexa do fenômeno envelhecimento ao reconhecerem a presença das dimensões psicológica, social, cultural e educacional. |
Palavras-chave: | ENVELHECIMENTO IDOSOS INFORMÁTICA - ASPECTOS SOCIAIS INFORMÁTICA - ENSINOA PRENDIZAGEM - ASPECTOS SOCIAIS |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Instituto de Geriatria e Gerontologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica |
Citação: | NUNES, Vivian Patrícia Caberlon. A inclusão digital e sua contribução no cotidiano de idosos : possibilidade para uma concepção multidimensional de envelhecimento. 2006. 53 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2655 |
Data de defesa: | 30-Mai-2006 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica |
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