Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2633
Document type: Dissertação
Title: Caracterização das condições socioculturais, econômicas e de saúde do idoso em município de cultura predominantemente germânica no Rio Grande do Sul
Author: Wittmann, Cristiane Luci Weber 
Advisor: Glock, Luiz
Abstract (native): Introdução: A investigação do perfil sócio-cultural, econômico e de saúde do idoso atual, em âmbito municipal, é de importância indiscutível no subsídio de políticas públicas que busquem a longevidade com qualidade de vida. Objetivos: O estudo buscou analisar a multidimensionalidade da vida do idoso da cidade de Picada Café, Rio Grande do Sul, Brasil, município de cultura predominantemente germânica em sua origem, identificando as condições sócio-culturais, econômicas e de saúde e sua associação com a qualidade de vida, com vistas à implantação de ações, programas e políticas voltadas a ele, qualificando seu atendimento e propiciando sua integração social. Metodologia: O delineamento foi do tipo transversal, descritivo, comparativo e inferencial. A amostra compreendeu a totalidade dos idosos de ambos os sexos, residentes na cidade de Picada Café, com sessenta anos ou mais, completos até a data de 30/06/2005, sendo constituído por 601 sujeitos. Os dados foram coletados a partir da aplicação de entrevista estruturada e devidamente armazenados nos prontuários individuais do Banco de Dados da Secretaria Municipal da Saúde, Meio Ambiente e Ação Social do Município de Picada Café. Os dados levantados dos prontuários dos sujeitos incluídos na pesquisa foram transcritos para planilhas do aplicativo SPSS, versão 11.5, autorizada para a PUCRS. Os procedimentos estatísticos foram aplicados conforme Zar. ¹ Foram cumpridos os requisitos de natureza ética exigidos pelas Comissões Científicas e Éticas da PUCRS. Resultados: A pesquisa revela que o idoso de Picada Café apresenta como características predominantes a semelhança do contingente de homens e mulheres, idade entre 60-69 anos, casado, alto índice de viuvez feminina, de procedência rural e baixa escolaridade. Mora em casa própria, construída em alvenaria, com mais de quatro cômodos, servida de energia elétrica e iluminação pública, com coleta de lixo a domicílio e constituída de banheiro com vaso sanitário e chuveiro. As instalações sanitárias são canalizadas para fossa séptica e o abastecimento de água é proveniente de poços privados. A maior parte apresenta baixa renda, proveniente de aposentadoria e pensão, tendo desempenhado trabalho não especializado, principalmente no setor agrícola. De família numerosa e religião católica, considera a saúde e a família como maiores valores para sua vida. Tem consciência dos problemas sociais, espírito associativo e ocupa seu tempo livre assistindo televisão, ouvindo rádio e conversando com amigos. As boas condições de saneamento básico e infra-estrutura, a baixa densidade ocupacional das residências, o convívio familiar, a percepção subjetiva positiva de sua saúde e a autonomia nas AVD são indicativos da qualidade de vida do idoso do município.
Keywords: GERIATRIA
GERONTOLOGIA
IDOSOS - RIO GRANDE DO SUL
COLONIZAÇÃO ALEMÃ - RIO GRANDE DO SUL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Instituto de Geriatria e Gerontologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
Citation: WITTMANN, Cristiane Luci Weber. Caracterização das condições socioculturais, econômicas e de saúde do idoso em município de cultura predominantemente germânica no Rio Grande do Sul. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2633
Issue Date: 23-Mar-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
382100.pdfTexto Completo800,25 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.