Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2578
Tipo do documento: Tese
Título: Avaliação da qualidade de vida e do processo de tomada de decisão na indicação e uso de prótese dentária em idosos
Autor: Nocchi, Palmizio 
Primeiro orientador: Moriguchi, Yukio
Resumo: Introdução: A qualidade de vida nos idosos está diretamente relacionada ao estado de saúde geral, bem como, ao estado de saúde bucal. Qualidade de vida associada à saúde bucal tem sido definida como uma avaliação multidimensional mais detalhada da reabilitação protética. Objetivo: avaliar a qualidade de vida, a capacidade de tomada de decisão e a percepção de coerção em idosos usuários de prótese dentária. Metodologia: estudo transversal, observacional, analítico não- probabilístico. Para tanto, 38 idosos foram selecionados do Serviço de Atendimento Odontológico da PUCRS e clínicas privadas. Os instrumentos utilizados para a análise foram os seguintes: Escala de Percepção de Coerção em Assistência, Instrumento Desenvolvimento Psicológico-moral, WHOQOL OLD e WHOQOL Bref. Resultados: Dos 38 idosos incluídos no estudo, 16 eram do gênero masculino e 22 do gênero feminino. A idade média dos homens foi de 75,44+8,82 anos e das mulheres foi de 74,95+7,15 anos. Com relação à percepção de coerção, as mulheres apresentaram alguma percepção de coerção, porém não se verificou diferença significativa entre os dois gêneros (p=0,950). Observou-se uma maior freqüência dos homens na fase autônoma, enquanto a maioria das mulheres encontrou-se na fase conscienciosa. Os valores médios deste teste também foram similares entre o gênero (homens= 5,0±0,7 e mulheres= 4,6±0,9) (p=0,175). 75,0% das mulheres disseram não controlar, controlar pouco ou mais ou menos o seu futuro enquanto que somente 43,8% dos homens deram esta resposta (0,05). A pontuação média geral do WHOQOL-OLD foi de 34,1±5,6 para os homens e 32,2±6,9 para as mulheres (p=0,384). No WHOQOL-BREF os valores médios dos idosos foram de 94,2±11,0 para os homens e 89,5±18,1 para as mulheres (p=0,360). Não se verificou associação entre qualidade de vida, percepção de coerção e tomada de decisão em idosos com prótese dentária. Conclusão: o problema dentário que levou a colocação de prótese nos idosos dessa amostra (eliminado outros fatores) não contribuiu para que os mesmos tivessem uma qualidade de vida ruim.
Palavras-chave: MEDICINA
GERIATRIA
GERONTOLOGIA
ENVELHECIMENTO
IDOSOS
QUALIDADE DE VIDA
TOMADA DE DECISÕES
PRÓTESE DENTÁRIA
ODONTOLOGIA GERIÁTRICA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Instituto de Geriatria e Gerontologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
Citação: NOCCHI, Palmizio. Avaliação da qualidade de vida e do processo de tomada de decisão na indicação e uso de prótese dentária em idosos. 2008. 112 f. Tese (Doutorado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2578
Data de defesa: 15-Out-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
407892.pdfTexto Completo233,8 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.