Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2568
Tipo do documento: Dissertação
Título: A importância da análise do apoio plantar em idosos : um estudo comparativo entre jovens e idosos
Autor: Chiappin, Daniela 
Primeiro orientador: Stobäus, Claus Dieter
Resumo: A mensuração da distribuição da pressão plantar é um método que atualmente tem sido utilizado para avaliar possíveis patologias dos pés. Com o avançar da idade, modificações fisiológicas vão acontecendo, inclusive na marcha, que possui relação com a distribuição da pressão plantar. Este estudo teve a finalidade de mensurar e comparar a distribuição da pressão plantar em grupos de adultos jovens e de adultos idosos. A amostra foram 29 participantes jovens (30,4 ± 5,0), e 29 participantes idosos (68,1 ± 6,4) saudáveis, sem patologias de membros inferiores e pés. A distribuição da pressão plantar foi realizada ao caminhar, de forma dinâmica, realizada através do método com palmilhas capacitivas (pedar novelgmbh, 2005) introduzidas em um calçado padronizado para ambos os gêneros, com objetivo de analisar o pico de pressão e através do sistema de plataforma de pressão (emedx novelgmbh, 2004) com os pés descalços, para avaliar as variáveis pico de pressão máxima, área de contato e centro de pressão. O pé foi dividido e três mascaras: retropé, mediopé e antepé. Os resultados encontrados foi uma pressão menor no pico total do pé no grupo dos idosos com os pés calçados. Não houve diferença com o grupo com os pés descalços. A área de contato foi maior nos idosos na região do retropé e a linha da trajetória do centro de pressão foi semelhante para ambos os grupos. A conclusão do presente estudo mostra que a hipótese de que existem diferenças significativas entre a distribuição da pressão plantar nos grupos foi acertada, isto acontece com o avançar da idade, ocorrendo menor pressão plantar durante a caminhada, podendo apresentar uma marcha mais conservadora, com maior apoio no primeiro momento do toque do calcanhar. Isto nos leva a recomendar que sejam realizados mais estudos, levando em conta diferentes idades, por gênero, amostras maiores.
Palavras-chave: GERIATRIA
GERONTOLOGIA
FISIOPATOLOGIA
MEMBROS INFERIORES - ANATOMIA
ENVELHECIMENTO
BIOMECÂNICA
IDOSOS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Instituto de Geriatria e Gerontologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
Citação: CHIAPPIN, Daniela. A importância da análise do apoio plantar em idosos : um estudo comparativo entre jovens e idosos. 2007. 96 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2568
Data de defesa: 14-Set-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
404133.pdfTexto Completo699,78 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.