Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2555
Document type: Dissertação
Title: A relação entre auto-estima, auto imagem e qualidade de vida em idosos participantes de uma oficina de inclusão digital
Author: Fraquelli, ângela Aita 
Advisor: Cammarota, Martin Pablo
Abstract (native): Introdução: A educação permanente de idosos ativos e integrados na sociedade sob o ponto de vista dos níveis de auto-estima, auto-imagem e qualidade de vida, pode contribuir para que o indivíduo alcance uma velhice bem-sucedida. Objetivos: O presente estudo teve como objetivo avaliar os níveis de auto-estima, auto-imagem e qualidade de vida em um grupo de idosos participantes das oficinas de inclusão digital do Projeto Potencialidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Além disso, relacionou os escores obtidos por meio do Questionário de Auto-Estima e Auto-Imagem, e dos instrumentos WHOQOL-BREF e WHOQOL-OLD com variáveis sócio-demográficas. Ainda, propôs-se a verificar a associação da auto-imagem e auto-estima com a qualidade de vida na amostra estudada. Métodos: O estudo realizado teve delineamento transversal, descritivo-analítico, com a participação total de 50 idosos, com idades entre 60 e 87 anos. A coleta de dados foi realizada nas oficinas de inclusão digital da PUCRS, e o processo de amostragem foi o de conveniência. Todos os participantes preencheram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e, a partir daí, foram convidados a responder a respeito de informações sócio-demográficas, auto-estima e auto-imagem (Questionário de Auto-Estima e Auto-Imagem) e qualidade de vida (WHOQOL-BREF e WHOQOL-OLD). Resultados: Os idosos do Projeto Potencialidade são na maioria do sexo feminino, casados, com um alto nível de escolaridade, tendo participado das oficias por um período de um a dois anos. Os resultados apresentaram um nível elevado de qualidade de vida dos idosos em ambos os testes. Os escores foram de 71,4±11,1 no WHOQOL-BREF e de 67,0±10,3 no WHOQOL-OLD. Os resultados também apontaram um nível elevado de auto-estima e auto-imagem. A média global do questionário foi de 184,7±22,3. Os idosos que freqüentavam as oficinas por um período de três a cinco anos apresentaram uma maior auto-imagem. Conclusões: O estudo aponta para uma associação entre a auto-estima, auto-imagem e qualidade de vida no envelhecimento. Concluiu-se que os níveis de auto-estima e auto-imagem influenciam na mensuração da Qualidade de Vida. Observou-se também que o tempo de permanência dos idosos nas oficinas de inclusão digital parece estar associado com uma boa auto-imagem.
Keywords: MEDICINA
GERIATRIA
GERONTOLOGIA BIOMÉDICA
IDOSOS
ENVELHECIMENTO
QUALIDADE DE VIDA
AUTO-ESTIMA
AUTO-IMAGEM
INFORMÁTICA - ENSINO
INCLUSÃO DIGITAL
APRENDIZAGEM - ASPECTOS SOCIAIS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Instituto de Geriatria e Gerontologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
Citation: FRAQUELLI, ângela Aita. A relação entre auto-estima, auto imagem e qualidade de vida em idosos participantes de uma oficina de inclusão digital. 2008. 104 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2555
Issue Date: 27-Mar-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
400281.pdfTexto Completo823.99 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.