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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2481
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação e educadores em Porto Alegre : um estudo de caso |
Autor: | Beiser, Ana Cristina Pires |
Primeiro orientador: | Bakos, Margaret Marchiori |
Resumo: | O trabalho analisa a organização e as propostas do ensino no Brasil e no Rio Grande do Sul, ao longo da Primeira República e do Estado Novo no país. A pesquisa enfatiza um estudo de caso: a atuação de Florinda Tubino Sampaio, professora e diretora de uma escola modelo em Porto Alegre: o Instituto de Educação General Flores da Cunha. O ensino brasileiro, na década de vinte, foi marcado por reformas em diversos estados e debates em torno do Movimento da Escola Nova. Com o início do processo de centralização política no país, em 1930, foi criado o Ministério da Educação e Cultura, que, durante o Estado Novo, desenvolveu uma política educacional mediadora para com as propostas da Escola Nova e do ensino tradicional. O Rio Grande do Sul realizou uma reforma no ensino público com o Secretário de Educação, José Pereira Coelho de Souza, entre 1937 e 1945, que desenvolveu uma política educacional de construção da nacionalidade e de ampliação e eficiência da rede de ensino estadual. Para a efetivação desse projeto reformador, o governo do estado contou com a participação do Instituto de Educação que, através da diretora Florinda Tubino Sampaio, destacou-se no cenário da educação rio-grandense, pela liderança assumida e pelas realizações feitas, que contribuíram para a modernização do ensino, em articulação com o movimento de renovação educacional no Rio Grande do Sul |
Abstract: | Ce travail analyse l organisation et les propositions de l enseignement au Brésil et plus particulièrement dans l Etat du Rio Grande do Sul tout au long de la Première Republique et du Nouvel Etat , dans le pays. Cette recherche met em évidence une étude de cas: La performance de Madame Florinda Tubino Sampaio, professeur et directrice d une école-pilote de Porto Alegre: l Instituto de Educação General Flores da Cunha . Dans les années vingt, l enseignement brésilien a été marque par des réformes dans divers Etats ainsi que par des débats autour du Mouvement de la Nouvelle Ecole . Lors de débuts du processus de centralisation politique dans le pays, en 1930, on a créé Le Ministère de l Education et de la Culture qui, pendant le Nouvel Etat a développé une politique éducative médiatrice entre les propositions de La Nouvelle Ecole et de l enseignement traditionnel. Le Rio Grande do Sul a réalisé sa reforme de l enseignement publique sous la gestion de José Pereira Coelho de Souza, secrétaire d Etat à l Education entre 1937 et 1945, qui a développé une politique éducative de construction de la nationalité et d élargissement et eficacité du réseau de l enseignement publique. Pour la mise en place de ce projet réformateur, le gouvernment de l Etat a pu compter su participation de l Instituto de Educação , à travers as directrice Madame Florinda Tubino Sampaio a joué un rôle importante dans le cadre de l éducation rio-grandense aussi bien par son leadership que par sés réalisations, qui ont contribué à lá modernisation de l enseignement au Rio Grande do Sul |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO HISTÓRIA EDUCAÇÃO - RIO GRANDE DO SUL EDUCAÇÃO - BRASIL ENSINO PÚBLICO - RIO GRANDE DO SUL - REFORMAS SAMPAIO, FLORINDA TUBINO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO MULHERES - EDUCAÇÃO - RIO GRANDE DO SUL |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2481 |
Data de defesa: | 6-Jan-1997 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em História |
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