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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2481
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Beiser, Ana Cristina Pires | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4246955P0 | por |
dc.contributor.advisor1 | Bakos, Margaret Marchiori | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783506U6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:48:06Z | - |
dc.date.available | 2013-10-17 | - |
dc.date.issued | 1997-01-06 | - |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2481 | - |
dc.description.resumo | O trabalho analisa a organização e as propostas do ensino no Brasil e no Rio Grande do Sul, ao longo da Primeira República e do Estado Novo no país. A pesquisa enfatiza um estudo de caso: a atuação de Florinda Tubino Sampaio, professora e diretora de uma escola modelo em Porto Alegre: o Instituto de Educação General Flores da Cunha. O ensino brasileiro, na década de vinte, foi marcado por reformas em diversos estados e debates em torno do Movimento da Escola Nova. Com o início do processo de centralização política no país, em 1930, foi criado o Ministério da Educação e Cultura, que, durante o Estado Novo, desenvolveu uma política educacional mediadora para com as propostas da Escola Nova e do ensino tradicional. O Rio Grande do Sul realizou uma reforma no ensino público com o Secretário de Educação, José Pereira Coelho de Souza, entre 1937 e 1945, que desenvolveu uma política educacional de construção da nacionalidade e de ampliação e eficiência da rede de ensino estadual. Para a efetivação desse projeto reformador, o governo do estado contou com a participação do Instituto de Educação que, através da diretora Florinda Tubino Sampaio, destacou-se no cenário da educação rio-grandense, pela liderança assumida e pelas realizações feitas, que contribuíram para a modernização do ensino, em articulação com o movimento de renovação educacional no Rio Grande do Sul | por |
dc.description.abstract | Ce travail analyse l organisation et les propositions de l enseignement au Brésil et plus particulièrement dans l Etat du Rio Grande do Sul tout au long de la Première Republique et du Nouvel Etat , dans le pays. Cette recherche met em évidence une étude de cas: La performance de Madame Florinda Tubino Sampaio, professeur et directrice d une école-pilote de Porto Alegre: l Instituto de Educação General Flores da Cunha . Dans les années vingt, l enseignement brésilien a été marque par des réformes dans divers Etats ainsi que par des débats autour du Mouvement de la Nouvelle Ecole . Lors de débuts du processus de centralisation politique dans le pays, en 1930, on a créé Le Ministère de l Education et de la Culture qui, pendant le Nouvel Etat a développé une politique éducative médiatrice entre les propositions de La Nouvelle Ecole et de l enseignement traditionnel. Le Rio Grande do Sul a réalisé sa reforme de l enseignement publique sous la gestion de José Pereira Coelho de Souza, secrétaire d Etat à l Education entre 1937 et 1945, qui a développé une politique éducative de construction de la nationalité et d élargissement et eficacité du réseau de l enseignement publique. Pour la mise en place de ce projet réformateur, le gouvernment de l Etat a pu compter su participation de l Instituto de Educação , à travers as directrice Madame Florinda Tubino Sampaio a joué un rôle importante dans le cadre de l éducation rio-grandense aussi bien par son leadership que par sés réalisations, qui ont contribué à lá modernisation de l enseignement au Rio Grande do Sul | fra |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:48:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 140487.pdf: 2983627 bytes, checksum: 4cc8caca12ac8c76b7c87e4b93b70bde (MD5) Previous issue date: 1997-01-06 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10849/140487.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | HISTÓRIA | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - RIO GRANDE DO SUL | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - BRASIL | por |
dc.subject | ENSINO PÚBLICO - RIO GRANDE DO SUL - REFORMAS | por |
dc.subject | SAMPAIO, FLORINDA TUBINO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | por |
dc.subject | MULHERES - EDUCAÇÃO - RIO GRANDE DO SUL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.title | Educação e educadores em Porto Alegre : um estudo de caso | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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140487.pdf | Texto Completo | 2,91 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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