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dc.creatorBeiser, Ana Cristina Pires-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4246955P0por
dc.contributor.advisor1Bakos, Margaret Marchiori-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783506U6por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:48:06Z-
dc.date.available2013-10-17-
dc.date.issued1997-01-06-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2481-
dc.description.resumoO trabalho analisa a organização e as propostas do ensino no Brasil e no Rio Grande do Sul, ao longo da Primeira República e do Estado Novo no país. A pesquisa enfatiza um estudo de caso: a atuação de Florinda Tubino Sampaio, professora e diretora de uma escola modelo em Porto Alegre: o Instituto de Educação General Flores da Cunha. O ensino brasileiro, na década de vinte, foi marcado por reformas em diversos estados e debates em torno do Movimento da Escola Nova. Com o início do processo de centralização política no país, em 1930, foi criado o Ministério da Educação e Cultura, que, durante o Estado Novo, desenvolveu uma política educacional mediadora para com as propostas da Escola Nova e do ensino tradicional. O Rio Grande do Sul realizou uma reforma no ensino público com o Secretário de Educação, José Pereira Coelho de Souza, entre 1937 e 1945, que desenvolveu uma política educacional de construção da nacionalidade e de ampliação e eficiência da rede de ensino estadual. Para a efetivação desse projeto reformador, o governo do estado contou com a participação do Instituto de Educação que, através da diretora Florinda Tubino Sampaio, destacou-se no cenário da educação rio-grandense, pela liderança assumida e pelas realizações feitas, que contribuíram para a modernização do ensino, em articulação com o movimento de renovação educacional no Rio Grande do Sulpor
dc.description.abstractCe travail analyse l organisation et les propositions de l enseignement au Brésil et plus particulièrement dans l Etat du Rio Grande do Sul tout au long de la Première Republique et du Nouvel Etat , dans le pays. Cette recherche met em évidence une étude de cas: La performance de Madame Florinda Tubino Sampaio, professeur et directrice d une école-pilote de Porto Alegre: l Instituto de Educação General Flores da Cunha . Dans les années vingt, l enseignement brésilien a été marque par des réformes dans divers Etats ainsi que par des débats autour du Mouvement de la Nouvelle Ecole . Lors de débuts du processus de centralisation politique dans le pays, en 1930, on a créé Le Ministère de l Education et de la Culture qui, pendant le Nouvel Etat a développé une politique éducative médiatrice entre les propositions de La Nouvelle Ecole et de l enseignement traditionnel. Le Rio Grande do Sul a réalisé sa reforme de l enseignement publique sous la gestion de José Pereira Coelho de Souza, secrétaire d Etat à l Education entre 1937 et 1945, qui a développé une politique éducative de construction de la nationalité et d élargissement et eficacité du réseau de l enseignement publique. Pour la mise en place de ce projet réformateur, le gouvernment de l Etat a pu compter su participation de l Instituto de Educação , à travers as directrice Madame Florinda Tubino Sampaio a joué un rôle importante dans le cadre de l éducation rio-grandense aussi bien par son leadership que par sés réalisations, qui ont contribué à lá modernisation de l enseignement au Rio Grande do Sulfra
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:48:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 140487.pdf: 2983627 bytes, checksum: 4cc8caca12ac8c76b7c87e4b93b70bde (MD5) Previous issue date: 1997-01-06eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10849/140487.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectHISTÓRIApor
dc.subjectEDUCAÇÃO - RIO GRANDE DO SULpor
dc.subjectEDUCAÇÃO - BRASILpor
dc.subjectENSINO PÚBLICO - RIO GRANDE DO SUL - REFORMASpor
dc.subjectSAMPAIO, FLORINDA TUBINO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subjectMULHERES - EDUCAÇÃO - RIO GRANDE DO SULpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleEducação e educadores em Porto Alegre : um estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
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