Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/245
Tipo do documento: Dissertação
Título: Filogenia e filogeografia gênero Eurycheilichthys (Siluriformes: Loricariidae)
Autor: Liedke, Ana Maria Rubini 
Primeiro orientador: Bonatto, Sandro Luis
Resumo: A fauna de peixes de água doce da América do Sul é uma das mais ricas e, ao mesmo tempo, uma das menos conhecidas do mundo. O gênero Eurycheilichthys é endêmico do sul do Brasil, possuindo apenas duas espécies descritas na literatura. Eurycheilichthys pantherinus ocorre na Bacia do Uruguai, enquanto E. limulus ocorre somente na microbacia do alto Jacuí, na bacia do Guaíba. Atualmente, sete novas espécies estão sendo descritas com base na morfologia, as quais ocorrem na microbacia do Taquari- Antas, também na bacia do Guaíba. A área de ocorrência é restrita ao platô dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, acima de 600 m de altitude. O presente trabalho estuda a filogenia e a filogeografia das espécies de Eurycheilichthys utilizando evidências moleculares. Foram seqüenciados os genes mitocondriais COI e ND2 de 126 indivíduos sendo os dados concatenados para as análises, totalizando 1208pb. A filogenia sugere estruturação entre as bacias hidrográficas, assim como para as microbacias. Das espécies novas, notadamente ficaram monofiléticas apenas aquelas três com distribuição restrita a pequenos rios, enquanto as espécies de ampla ocorrência ficaram não-monofiléticas. Quando estimado o tempo de divergência entre as espécies, utilizando duas taxas evolutivas (0,9% e 1,8% por milhão de anos), percebe-se que o processo de diferenciação das novas espécies foi recente (entre 0.5-1.0 Mya), sugerindo que a não-monofilia das espécies pode ser causada por compartilhamento de linhagens ancestrais, uma vez que é possível notar que existe uma expansão quase simultânea de todas espécies novas. A distribuição do gênero nessas bacias hidrográficas deve ter sido modulada por vicariância, com a formação da bacia do Uruguai, datada do Plioceno.
Palavras-chave: ICTIOLOGIA
PEIXES DE ÁGUA DOCE
PEIXES - RIO GRANDE DO SUL
ZOOLOGIA
FILOGENIA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Biociências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Zoologia
Citação: LIEDKE, Ana Maria Rubini. Filogenia e filogeografia gênero Eurycheilichthys (Siluriformes: Loricariidae). 2007. 47 f. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/245
Data de defesa: 13-Mar-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
388533.pdfTexto Completo1,62 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.