Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2427
Document type: Tese
Title: Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964)
Author: Etcheverry, Carolina Martins 
Advisor: Kern, Maria Lúcia Bastos
Abstract (native): Esta tese é o resultado de uma reflexão sobre as fotografias dos artistas brasileiros Geraldo de Barros e José Oiticica Filho criadas entre os anos de 1950 e 1964 as quais, por seu caráter abstrato devido ao seu referente não ser claramente identificável constituem um desafio ao observador. No caso do primeiro fotógrafo, analisamos a série Fotoformas, exposta no Masp, em 1950. Do segundo, procuramos analisar suas Abstrações, Formas, Ouropretenses, Derivações e Recriações nomes estabelecidos pelo próprio Oiticica Filho para suas diferentes séries fotográficas. A autoridade documental da fotografia é questionada através da criação de imagens que se colocam contra a ideia de mimese do real. Procuramos definir o conceito de fotografia abstrata a partir de diversos autores, bem como procuramos inserir este tipo de imagem dentro de um contexto maior das artes visuais e da própria história da fotografia. Utilizamos o método comparativo, partindo da ideia de que as imagens possuem diversas temporalidades, para pensar na negação da valorização do conteúdo em detrimento da forma, negação essa alcançada pelos fotógrafos em técnicas experimentais.
Abstract (english): This thesis is a reflection about the photographies of brazilian artists Geraldo de Barros and José Oiticica Filho, created in the period between 1950 1964. Because of their abstract character, due to the fact that their referent aren t clearly identifiable, these photographies challenge the observer. Concerning the first photographer, we analyze the series Fotoformas exposed at MASP, in 1950. For the second, we analyze his Abstrações, Formas, Ouropretenses, Derivações e Recriaçõesnames chosen by Oiticica Filho himself for his different photographic series. The documentary authority of the photography is questioned by the creation of images opposing the idea of mimesis of reality. We seek to define the concept of abstract photography from various authors, as well as to insert this kind of images in a larger context of visual arts and the history of photography. We use the comparative method, starting from the idea that the images have different temporalities, to think about the denial the formula content over form , achieved by these photographers using experimental techniques.
Keywords: HISTÓRIA
ARTES VISUAIS
ABSTRACIONISMO (ARTE)
FOTOGRAFIA - BRASIL
FOTOGRAFIA - HISTÓRIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: ETCHEVERRY, Carolina Martins. Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964). 2012. 287 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2427
Issue Date: 22-Mar-2012
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
438936.pdfTexto Completo11.86 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.