Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2347
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O panorama da aviação nacional de 1986 a 2006 e a quebra da Varig |
Autor: | Helms, Henrique |
Primeiro orientador: | Fay, Cláudia Musa |
Resumo: | Este trabalho disserta sobre as questões que permearam a aviação nacional no período de 1986 a 2006 e levaram à quebra da Varig. A partir de uma revisão histórica sobre fatores intervenientes nesse desfecho, pesquisamos dados em jornais, revistas e, principalmente, em entrevistas feitas com ex-funcionários da empresa, a fim de obter informações mais precisas que explicassem as razões da sua quebra. O aporte teórico do trabalho é baseado em questões como história de empresas, história oral e história do presente. CHANDLER (1973) nos coloca que o principal desafio dos historiadores de empresas é analisar a conjuntura institucional em que se tomaram as decisões, bem como o processo de mudança que se dá ao longo do tempo. A partir disso, descrevemos brevemente os 79 anos de história da empresa. A Varig teve início em 1927, a partir do empreendedor Otto Meyer, e seus voos alcançariam os mais variados destinos no mundo. A Varig foi, unanimemente, uma marca da capacidade brasileira e, por isso, o seu triste desfecho em julho de 2006 causou impacto não somente aos seus funcionários, mas a grande parte da sociedade nacional. LE GOFF (1999) nos diz que o historiador, para escrever história imediata, não pode contentar-se em descrever e contar: deve esforçar-se para explicar. Fundamentados nessa ideia, procuramos pesquisar os principais fatores, em âmbito nacional e internacional, que contribuíram para a quebra da empresa. Revisamos fatores de ordem política, econômica e social, sempre buscando insumos que pudessem auxiliar para a explicação dos fatos. THOMPSON (1992) defende a importância da história oral e, baseados nisso, propusemos entrevistas com ex-funcionários da empresa como metodologia para a pesquisa. Os depoimentos dados por cinco ex-funcionários da Varig, os quais ocuparam diferentes cargos na empresa ao longo de muitos anos, constituem material riquíssimo para análise, o que vai além dos fins desta pesquisa. Concluímos que, dentre as causas principais, podemos atribuir a quebra da Varig, primordialmente, aos seguintes motivos: ao modelo de gestão da empresa, à conjuntura político-econômica e aos fatores que especificamente interferem na aviação, tais como guerras, clima, abertura do mercado, dentre outros. |
Palavras-chave: | VARIG - HISTÓRIA AVIAÇÃO COMERCIAL - BRASIL - HISTÓRIA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS AÉREAS |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citação: | HELMS, Henrique. O panorama da aviação nacional de 1986 a 2006 e a quebra da Varig. 2010. 127 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2347 |
Data de defesa: | 20-Ago-2010 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
425648.pdf | Texto Completo | 1,94 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.