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Tipo do documento: Tese
Título: Pedra que te quero palavra : discursividade e semiose no (con)texto arqueológico da tradição Itaparica
Autor: Nascimento, Marcélia Marques do 
Primeiro orientador: Hilbert, Klaus Peter Kristian
Resumo: A reflexão primordial desta tese se concentra na constituição e apreensão da cultura material enquanto expressão textual, nas dimensões da discursividade e semiótica. A cultura material arqueológica da Tradição Itaparica, uma sociedade de caçadores e coletores, temporalmente demarcada no Holoceno Antigo, tanto é percebida como um texto silencioso lido e posteriormente sonorizado com palavras na denominação das coisas, quanto à própria escritura (arqueológica) decorrente desta leitura delineia um esboço ou imagem desta tradição. Neste sentido as noções de materialidade documental e as enunciações demarcadas numa formação discursiva, tais como: antiguidade, cientificidade, tipologia e cronologia se instituem de modo contundente no discurso de anunciação da Tradição Itaparica. A materialidade textual demarcada no discurso fundador desta tradição cultural arqueológica ressoa na extensão da polifonia, em que os arqueólogos Valentin Calderón, Armand Laroche e Pedro Ignácio Schmitz, entre o final dos anos 1960 e início dos anos 1980, foram os que imprimiram os maiores tons nas relações dialógicas acerca da comparabilidade entre a cultura material. No entanto, a voz de Pedro Ignácio Schmitz, um agente no campo científico da arqueologia brasileira, ao falar a partir do lugar em que ocupa nas instituições de pesquisa e ensino, e ao reforçar um fato científico mediante a geração de textos que decorreram de sua escritura, assegura a afirmação dessa tradição cultural arqueológica. As coisas da cultura material da Tradição Itaparica, numa segunda e mais nova geração de textos, onde são priorizados os estudos tecnológicos mediante análises das cadeias operatórias, proporcionam a identificação de um sistema semiótico dos objetos, tendo em vista os eixos sintagmáticos e paradigmáticos quando da descrição das seqüências de lascamentos no ato de criação das coisas. Ainda na ordem dos signos, em alguns museus abertos à visitação pública, estão expostos alguns objetos concebidos, usados e abandonados por homens e/ou mulheres da Tradição Itaparica. Nestes espaços, predominantemente a lesma (um instrumentos planoconvexo, eleito o fóssil-guia desta tradição) é revestida por duas das mais conhecidas figuras de linguagem: a metáfora e a metonímia, também recorrentes na narrativa discursiva e textual-escrita da Tradição Itaparica, no campo científico da arqueologia brasileira.
Palavras-chave: PRÉ-HISTÓRIA
ARQUEOLOGIA
CULTURA MATERIAL
SEMIÓTICA
DISCURSOS
NARRATIVA - SEMIOLOGIA
MUSEUS ARQUEOLÓGICOS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: NASCIMENTO, Marcélia Marques do. Pedra que te quero palavra : discursividade e semiose no (con)texto arqueológico da tradição Itaparica. 2010. 197 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2329
Data de defesa: 30-Mar-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

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