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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2300
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Um estudo comparativo do conteúdo didático da disciplina de história geral do ensino médio brasileiro e japonês |
Autor: | Ishibashi, Isao |
Primeiro orientador: | Flores, Moacyr |
Resumo: | Este trabalho avalia a distribuição dos assuntos desenvolvidos nos livros didáticos de História de Ensino Médio no Brasil e no Japão. Tem como objetivo evidenciar as lacunas existentes na abordagem dos assuntos de História Geral para o ensino e a percentagem de distribuição que apresenta acentuado desequilíbrio no Brasil, com valorização excessiva do Mundo Ocidental, em especial, a Europa, e, com omissões de importantes fatos históricos do Mundo Oriental, inclusive da antiguidade. Houve tempos em que não havia acesso a muitas informações do Mundo Oriental, mas hoje isso já não é uma realidade, e os livros do Brasil apresentam essa lacuna. Os livros utilizados no Japão para o Ensino Médio apresentam uma distribuição mais equânime. Não há uma tendência à supervalorização do que é Oriental, mas uma preocupação em distribuir as informações sobre o estudo de História Geral relevantes ao Ensino Médio, de uma forma mais equilibrada e imparcial, dando ao aluno uma noção realmente geral do contexto histórico do mundo dentro de uma linha de tempo. Para realizar as análises de conteúdo dos livros em questão foram feitos levantamentos sobre os conteúdos de livros mais significativos adotados no Brasil e adotados no Japão, com elaboração de tabelas de percentagens calculadas com base em quantidade de páginas e linhas dedicadas aos assuntos que abordam regiões, continentes, Ocidente e Oriente. Quero ressaltar que os critérios de escolha e uso dos livros didáticos no Brasil e no Japão são diferentes e isso será explicado e considerado no decorrer do trabalho. O trabalho está dividido de forma a facilitar a compreensão: primeiro foi abordado os conteúdos estudados no Nível Médio no Brasil, depois foi abordado os conteúdos estudados no Nível Médio no Japão. Posteriormente é feita a análise sobre a tendência ocidentalizada do ensino de História Geral no Brasil em comparação à distribuição bem mais equilibrada do Ensino de História Geral no Japão. Os anexos mostram o resumo dos levantamentos feitos para obter as percentagens que deram o apoio para as análises e conclusões do trabalho |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO - BRASIL EDUCAÇÃO - JAPÃO HISTÓRIA - ENSINO MÉDIO |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citação: | ISHIBASHI, Isao. Um estudo comparativo do conteúdo didático da disciplina de história geral do ensino médio brasileiro e japonês. 2004. 317 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2300 |
Data de defesa: | 20-Abr-2004 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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