Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2300
Document type: Dissertação
Title: Um estudo comparativo do conteúdo didático da disciplina de história geral do ensino médio brasileiro e japonês
Author: Ishibashi, Isao 
Advisor: Flores, Moacyr
Abstract (native): Este trabalho avalia a distribuição dos assuntos desenvolvidos nos livros didáticos de História de Ensino Médio no Brasil e no Japão. Tem como objetivo evidenciar as lacunas existentes na abordagem dos assuntos de História Geral para o ensino e a percentagem de distribuição que apresenta acentuado desequilíbrio no Brasil, com valorização excessiva do Mundo Ocidental, em especial, a Europa, e, com omissões de importantes fatos históricos do Mundo Oriental, inclusive da antiguidade. Houve tempos em que não havia acesso a muitas informações do Mundo Oriental, mas hoje isso já não é uma realidade, e os livros do Brasil apresentam essa lacuna. Os livros utilizados no Japão para o Ensino Médio apresentam uma distribuição mais equânime. Não há uma tendência à supervalorização do que é Oriental, mas uma preocupação em distribuir as informações sobre o estudo de História Geral relevantes ao Ensino Médio, de uma forma mais equilibrada e imparcial, dando ao aluno uma noção realmente geral do contexto histórico do mundo dentro de uma linha de tempo. Para realizar as análises de conteúdo dos livros em questão foram feitos levantamentos sobre os conteúdos de livros mais significativos adotados no Brasil e adotados no Japão, com elaboração de tabelas de percentagens calculadas com base em quantidade de páginas e linhas dedicadas aos assuntos que abordam regiões, continentes, Ocidente e Oriente. Quero ressaltar que os critérios de escolha e uso dos livros didáticos no Brasil e no Japão são diferentes e isso será explicado e considerado no decorrer do trabalho. O trabalho está dividido de forma a facilitar a compreensão: primeiro foi abordado os conteúdos estudados no Nível Médio no Brasil, depois foi abordado os conteúdos estudados no Nível Médio no Japão. Posteriormente é feita a análise sobre a tendência ocidentalizada do ensino de História Geral no Brasil em comparação à distribuição bem mais equilibrada do Ensino de História Geral no Japão. Os anexos mostram o resumo dos levantamentos feitos para obter as percentagens que deram o apoio para as análises e conclusões do trabalho
Keywords: EDUCAÇÃO - BRASIL
EDUCAÇÃO - JAPÃO
HISTÓRIA - ENSINO MÉDIO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: ISHIBASHI, Isao. Um estudo comparativo do conteúdo didático da disciplina de história geral do ensino médio brasileiro e japonês. 2004. 317 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2300
Issue Date: 20-Apr-2004
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
326321.pdfTexto Completo5.11 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.