Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2259
Document type: Dissertação
Title: A formação de oásis : dos movimentos frentenegrinos ao primeiro congresso nacional do negro em Porto Alegre-RS (1931-1958)
Author: Gomes, Arilson dos Santos 
Advisor: Bakos, Margaret Marchiori
Abstract (native): Esta pesquisa investigou a história do Primeiro Congresso Nacional do Negro, realizado em Porto Alegre, no ano de 1958, sob a organização da Sociedade Beneficente Floresta Aurora. Descobrimos que os primeiros passos para a formação de eventos sobre a comunidade negra coincidem com a data da origem da Frente Negra Brasileira, fundada em São Paulo em 1931. Pesquisamos a Frente Negra paulista, a pelotense, a baiana e a pernambucana, identificando um movimento frentenegrino em busca da inserção social das populações afro-descendentes e questionando se as suas ações iam ao encontro das propostas apresentadas nos encontros nacionais afro-brasileiros e negros realizados em nosso país. Identificamos, na realização destas atividades, a formação de oásis, já que somente passaram a existir em decorrência dos esforços e perseverança daqueles que lutaram por um mundo melhor. Em contrapartida, denominamos de deserto a intolerância, discriminação e preconceitos existentes em nossa sociedade. A metáfora de oásis e deserto foi pensada a partir da leitura de Hanna Arendt, que utiliza esses termos para refletir a condição humana, mantida através destes desafios. Segundo a autora: o deserto é o mundo sob cujas condições nós nos movemos e dependendo da situação, talvez sejam necessárias a capacidade de sofrer, a virtude do suportar ou a coragem para agir. Destes fóruns agrupadores que aconteceram em todo o Brasil, desde 1931 a 1958, formaram-se os oásis em busca de um país melhor.
Keywords: NEGROS - RIO GRANDE DO SUL - HISTÓRIA
MOVIMENTO NEGRO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: GOMES, Arilson dos Santos. A formação de oásis : dos movimentos frentenegrinos ao primeiro congresso nacional do negro em Porto Alegre-RS (1931-1958). 2008. 310 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2259
Issue Date: 14-Aug-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
404033.pdfTexto Completo4,7 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.