Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2234
Document type: Dissertação
Title: O livro didático de literatura para o ensino médio
Author: Bender, Eliane Andrea 
Advisor: Aguiar, Vera Teixeira de
Abstract (native): A pesquisa, de natureza descritivo-analítica, verifica o conteúdo de literatura nos livros didáticos de Ensino Médio, considerando teorias referentes ao texto literário enquanto tal e outros estudos realizados de campo pedagógico. Sendo um termo complexo, faz com que muitos estudiosos ainda busquem uma definição e, apresentando função social especifica, seu papel pedagógico também requer discussões e esclarecimentos. Tendo como base teorias de sociologia da literatura, considera-se que a literatura apresenta conteúdo social sem perder sua característica própria, a literariedade. E, desde que isso seja respeitado, pode ir para o ambiente escolar e contribuir para a construção do conhecimento. No Ensino Médio, constitui-se enquanto componente curricular, possuindo um estatuto, mas há a possibilidade de ser considerada uma sub-área do ensino de línguas. Essa questão faz-se presente nos livros didáticos que, geralmente, estabelecem divisões em Literatura, Gramática e Redação, dentro da área denominada Português. A análise de três livros didáticos de literatura para o Ensino Médio demonstra tendência no seguimento de determinados cânones, tanto em relação à escolha dos autores como das obras. O conceito de literatura e a classificação em gêneros literários são discutidos, mas sem aprofundamento. Apesar da intertextualidade apresentada, o conteúdo parte de uma seqüência periodológica, que contextualiza as obras historicamente, mas de modo estanque. Há criatividade na exposição de textos e nas propostas de trabalho, estabelecendo-se relações entre a literatura e as demais modalidades artísticas, faltando, porém, uma contraposição entre a natureza de cada qual e propostas que façam com que sejam analisadas suas semelhanças e diferenças, podendo-se chegar, assim, a discussões sobre a especificidade do literário
Keywords: LITERATURA - ENSINO MÉDIO
TEORIA LITERÁRIA
LIVROS DIDÁTICOS - AVALIAÇÃO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: BENDER, Eliane Andrea. O livro didático de literatura para o ensino médio. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2234
Issue Date: 17-Jan-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
387405.pdfTexto Completo751,23 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.