Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2228
Document type: | Dissertação |
Title: | De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador |
Author: | Bortolon, Daniela ![]() |
Advisor: | Amodeo, Maria Tereza |
Abstract (native): | Considerando-se a importância dos cânones da literatura e as dificuldades encontradas pelos professores em geral do Ensino Básico para promover a leitura desses textos, a pesquisa, tendo como base a Estética da Recepção e a Sociologia da Leitura, pretende fundamentar uma proposta de prática de ensino da leitura realizada através de um projeto desenvolvido em uma turma da primeira série do Ensino Médio. O Projeto parte da literatura não-canônica, o gênero policial, para chegar à literatura canônica. Com essa prática, a pesquisa pretende discutir a possibilidade de desenvolver o gosto pela leitura de textos consagrados, a partir de obras não-canonizadas, cujos elementos estruturais geralmente são organizados de forma a facilitar a leitura, o que também atrai leitores iniciantes. Impõe-se, portanto, uma revisão teórica relacionada à leitura da literatura na escola, destacando a importância dessa instituição e dos professores na formação do leitor de literatura. Recuperam-se também estudos a respeito do cânone literário, que devem contribuir para o entendimento dos sistemas literários. O gênero policial, desde a sua formação até os dias de hoje, também é analisado, tendo em vista as suas características, os autores precursores, as novas modalidades e o efeito sobre os leitores. A pesquisa de cunho bibliográfico volta-se, então, para a pesquisa de campo, em que se executa o projeto de ensino elaborado a partir da conjunção dos elementos teóricos e se analisam os resultados obtidos, no que se refere à formação de leitores de literatura |
Keywords: | LEITURA - ENSINO MÉDIO LEITORES - FORMAÇÃO HÁBITO DE LEITURA MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO LITERATURA - ENSINO MÉDIO PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Letras |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | BORTOLON, Daniela. De Sherlock Holmes a Shakespeare : um caminho a ser descoberto : projeto de ensino de literatura : o leitor como foco, o professor como mediador. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2228 |
Issue Date: | 28-Mar-2007 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
390385.pdf | Texto Completo | 2.61 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.