Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2225
Document type: Dissertação
Title: Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático
Author: Both, Joseline Tatiana 
Advisor: Barbisan, Leci Borges
Abstract (native): Este trabalho, que desenvolve a temática da leitura numa perspectiva enunciativa, tem como objetivo investigar propostas de atividades com textos, retiradas de livros didáticos de Ensino Fundamental, buscando entender suas concepções de linguagem. Além disso, propõe uma análise de textos sob a perspectiva da Teoria da Argumentação na Língua (TAL), de Oswald Ducrot, Jean-Claude Anscombre e Marion Carel. Trata-se de uma teoria enunciativa, de base estruturalista, que considera que a função primeira da linguagem é a de argumentar. Utilizamos, nessa pesquisa, princípios fundamentais da teoria, enfocando especialmente o conceito de polifonia vinculado à Teoria dos Blocos Semânticos, para compreender como é construída a argumentação no discurso por meio da linguagem. Justifica nossa opção, o fato de a teoria possibilitar a compreensão da construção do sentido na linguagem em uso e, assim, servir como fonte de reflexão para as práticas de leitura e o ensino
Keywords: LEITURA - ENSINO FUNDAMENTAL
LIVROS DIDÁTICOS
EDUCAÇÃO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: BOTH, Joseline Tatiana. Por uma abordagem enunciativa da leitura no ensino fundamental : o livro didático. 2007. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2225
Issue Date: 8-Jan-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
390009.pdfTexto Completo1.37 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.