Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2067
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Uma viagem através da poesia : vivências em sala de aula |
Autor: | Souza, Gláucia Regina Raposo de |
Primeiro orientador: | Aguiar, Vera Teixeira de |
Resumo: | Uma viagem através da poesia: vivências em sala de aula consiste num estudo que objetiva analisar de que forma o resgate da oralidade, da corporalidade e da vocalidade do poema, bem como textos de folclore puro e de inspiração folclórica podem promover a aproximação de pré-adolescentes do Ensino Fundamental da leitura e da experimentação da escrita de textos poéticos, inclusive autorais. Para tanto, este trabalho parte de uma revisão de literatura relativa a aspectos das áreas de Teoria da Literatura, Teoria da Literatura Infantil, História da Literatura Infantil no Brasil, Oralidade e Escrita, História e Sociologia da Leitura e Estudos de Metodologia do Ensino da Literatura, tais como conceituação e caminhos do poema para a infância ao longo dos tempos, coexistência e aproximações entre o oral e o escrito, processo de aquisição da leitura e da escrita ao longo da história e abordagens do poema em sala de aula. A partir desse referencial teórico, procedeu-se a identificação do que pré-adolescentes de dez a doze anos pensam ser o poema, para, em seguida, a elaboração da oficina Uma viagem através da poesia, cujos encontros seguiram as etapas de atividades denominadas percepção, discussão e criação e partiram de um eu vinculado àquele que escreve o poema rumo a um eu próximo à expressão de sensações e necessidades humanas em geral. Tal oficina constituiu-se em uma pesquisa de campo com um grupo de quatorze pré-adolescentes de nove a doze anos de idade, com duração de dez encontros de uma hora e meia cada. Através dos textos dos alunos, de seus registros escritos, de um questionário inicial e de um final foram feitos comparações e cruzamentos de dados para verificar se houve alterações no modo de ver o poema de cada pré-adolescente, o que se confirmou na pesquisa quanto à percepção do eu que se expressa neles, bem como a alguns procedimentos estilísticos. |
Palavras-chave: | POESIA - TEORIA LITERATURA INFANTIL POESIA E ENSINO LEITURA ESCRITA |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SOUZA, Gláucia Regina Raposo de. Uma viagem através da poesia : vivências em sala de aula. 2007. 275 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2067 |
Data de defesa: | 4-Jan-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
387403.pdf | Texto Completo | 4,35 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.