Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2067
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Gláucia Regina Raposo de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737341Z4por
dc.contributor.advisor1Aguiar, Vera Teixeira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987P2por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:38:42Z-
dc.date.available2007-03-08-
dc.date.issued2007-01-04-
dc.identifier.citationSOUZA, Gláucia Regina Raposo de. Uma viagem através da poesia : vivências em sala de aula. 2007. 275 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2067-
dc.description.resumoUma viagem através da poesia: vivências em sala de aula consiste num estudo que objetiva analisar de que forma o resgate da oralidade, da corporalidade e da vocalidade do poema, bem como textos de folclore puro e de inspiração folclórica podem promover a aproximação de pré-adolescentes do Ensino Fundamental da leitura e da experimentação da escrita de textos poéticos, inclusive autorais. Para tanto, este trabalho parte de uma revisão de literatura relativa a aspectos das áreas de Teoria da Literatura, Teoria da Literatura Infantil, História da Literatura Infantil no Brasil, Oralidade e Escrita, História e Sociologia da Leitura e Estudos de Metodologia do Ensino da Literatura, tais como conceituação e caminhos do poema para a infância ao longo dos tempos, coexistência e aproximações entre o oral e o escrito, processo de aquisição da leitura e da escrita ao longo da história e abordagens do poema em sala de aula. A partir desse referencial teórico, procedeu-se a identificação do que pré-adolescentes de dez a doze anos pensam ser o poema, para, em seguida, a elaboração da oficina Uma viagem através da poesia, cujos encontros seguiram as etapas de atividades denominadas percepção, discussão e criação e partiram de um eu vinculado àquele que escreve o poema rumo a um eu próximo à expressão de sensações e necessidades humanas em geral. Tal oficina constituiu-se em uma pesquisa de campo com um grupo de quatorze pré-adolescentes de nove a doze anos de idade, com duração de dez encontros de uma hora e meia cada. Através dos textos dos alunos, de seus registros escritos, de um questionário inicial e de um final foram feitos comparações e cruzamentos de dados para verificar se houve alterações no modo de ver o poema de cada pré-adolescente, o que se confirmou na pesquisa quanto à percepção do eu que se expressa neles, bem como a alguns procedimentos estilísticos.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:38:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 387403.pdf: 4451206 bytes, checksum: 573edecbc15f1295cae10a4d80b28762 (MD5) Previous issue date: 2007-01-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9497/387403.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPOESIA - TEORIApor
dc.subjectLITERATURA INFANTILpor
dc.subjectPOESIA E ENSINOpor
dc.subjectLEITURApor
dc.subjectESCRITApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.titleUma viagem através da poesia : vivências em sala de aulapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
387403.pdfTexto Completo4,35 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.