Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/206
Tipo do documento: Dissertação
Título: Diversidade críptica e divergência profunda no tapaculo preto Scytalopus speluncae (Aves: Rhinocryptidae)
Autor: Pulido-santacruz, Paola 
Primeiro orientador: Bonatto, Sandro Luis
Resumo: A Mata Atlântica abriga uma das maiores riquezas de espécies de aves do mundo, mas até agora, pouco é conhecido sobre seus padrões espaciais de diversidade genética e sua história evolutiva neste bioma. Utilizando-se de dados de sequências de genes mitocondriais (Cyt b e ND2), foi estimada a história evolutiva e populacional do complexo Scytalopus speluncae de 56 localidades ao longo de toda sua distribuição na Mata Atlântica. Os resultados mostram que S. speluncae é um complexo de pelo menos sete linhagens crípticas, alopátricas e bem suportadas, que se originaram no Pleistoceno Tardio e Médio. O padrão filogeográfico do grupo é amplamente concordante com a hipótese dos refúgios estáveis e antigos da parte norte da Mata Atlântica. Ao mesmo tempo, os resultados refutam o cenário de nãopersistência ao longo dos ciclos glaciais nos refúgios da parte sul, que por este cenário teriam sido colonizados muito recentemente por populações do norte. Além disso, a diversificação em S. speluncae mostrou-se muito maior do que era previsto através de análises fenotípicas, sugerindo um elevado nível de divergência e isolamento entre algumas linhagens. A existência de tais linhagens distintas que podem até representar espécies diferentes, portanto, implica que a conservação de cada linhagem deve ser avaliada de forma independente
Palavras-chave: BIOLOGIA
ZOOLOGIA
ORNITOLOGIA
AVES - ESPÉCIES
TAXIONOMIA
FLORESTA ATLÂNTICA
GENÉTICA DOS ANIMAIS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Biociências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Zoologia
Citação: PULIDO-SANTACRUZ, Paola. Diversidade críptica e divergência profunda no tapaculo preto Scytalopus speluncae (Aves: Rhinocryptidae). 2011. 7 f. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/206
Data de defesa: 28-Mar-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
431115.pdfTexto Parcial39,17 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.