Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1997
Tipo do documento: Tese
Título: As trincheiras, as vazantes, as correntes... segredos que ninguém ensina: a construção do perfil psicológico feminino no drama de Chico Buarque de Holanda
Autor: Ortolan, Leandro Henrique 
Primeiro orientador: Moreira, Alice Therezinha Campos
Resumo: A tese aborda a questão do feminino em duas peças dramáticas de Chico Buarque de Hollanda, Calabar: o elogio da traição (1973) e Gota d água (1975), sob os postulados da teoria crítica de Carl Gustav Jung e de teóricos pós-junguianos, mediante os conceitos de inconsciente coletivo e dos arquétipos do animus e da anima nele inseridos. A análise do gênero no drama de Chico Buarque é desenvolvida a partir do pressuposto de que a constituição psíquica da mulher é formada também por uma contraparte masculina animus -, que possibilita a ela, através dessa sua ―virilidade‖, um melhor desenvolvimento (ou não) de sua personalidade total. Analogamente, o varão também possui em sua psique uma contraparte feminina anima -, que lhe possibilita uma melhor aproximação (ou não) com seu outro lado mais sensível e receptivo. Nesse sentido, ver-se-á de que maneira esses dois arquétipos se manifestam respectivamente em personagens femininas principalmente Bárbara, da peça Calabar e Joana, da peça Gota d água e também em personagens masculinas, já que ambos, mulher e homem, estão intimamente ligados.
Palavras-chave: TEORIA LITERÁRIA
BUARQUE, CHICO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
GÊNEROS LITERÁRIOS
PSICOLOGIA ANALÍTICA
DRAMA
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ORTOLAN, Leandro Henrique. As trincheiras, as vazantes, as correntes... segredos que ninguém ensina: a construção do perfil psicológico feminino no drama de Chico Buarque de Holanda. 2011. 267 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1997
Data de defesa: 6-Jan-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
430513.pdfTexto Completo1,51 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.