Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1928
Document type: | Tese |
Title: | De mãos dadas com a leitura : a hermenêutica de Paul Ricoeur na formação de leitores de séries iniciais |
Author: | Eichenberg, Renata Cavalcanti ![]() |
Advisor: | Aguiar, Vera Teixeira de |
Abstract (native): | O presente trabalho consiste na concepção, descrição, aplicação e sistematização teórica de um método contínuo e progressivo de ensino de leitura da literatura, destinado às 2°, 3° e 4° séries do Ensino Fundamental, a partir da hermenêutica de Paul Ricoeur, vinculada ao leitor criança, de modo a produzir um conhecimento novo sobre a leitura da literatura infantil na escola. Para tanto, no primeiro capítulo, a hermenêutica ricoeuriana é explicitada e relacionada ao leitor infantil, à literatura infantil e ao espaço escolar como ambiente favorável à formação do leitor, resultando na concepção e na descrição do método de ensino de leitura literária proposto. Os três momentos que constituem o círculo hermenêutico defendido pelo filósofo - compreensão, interpretação e apropriação do texto pelo leitor desdobram-se, pois, nas cinco etapas que formam o método, quais sejam: estímulo lúdico, leitura em roda e/ou silenciosa, reflexão sobre a leitura, atividade criativa, envolvendo a produção textual, e desfecho lúdico. Os capítulos seguintes abarcam a descrição da aplicação do método em cada uma das três temáticas previstas - Quem sou eu?, Eu no mundo das linguagens e Eu sou as minhas leituras, também embasadas na hermenêutica de Paul Ricoeur, bem como a reflexão sobre os resultados obtidos a partir dos instrumentos de análise empregados em cada uma dessas fases, de maneira a 7 comprovar a eficiência do método no que tange à aproximação entre a obra literária e o leitor mirim, despertando-o para o prazer da leitura. |
Keywords: | LEITURA - CRIANÇAS LEITORES - FORMAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO LITERATURA INFANTIL RICOEUR, PAUL - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO HERMENÊUTICA |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Letras |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | EICHENBERG, Renata Cavalcanti. De mãos dadas com a leitura : a hermenêutica de Paul Ricoeur na formação de leitores de séries iniciais. 2009. 310 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1928 |
Issue Date: | 14-Dec-2009 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
419240.pdf | Texto Completo | 4.1 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.