Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEichenberg, Renata Cavalcanti-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3508050130842030por
dc.contributor.advisor1Aguiar, Vera Teixeira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783987P2por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:37:53Z-
dc.date.available2010-01-04-
dc.date.issued2009-12-14-
dc.identifier.citationEICHENBERG, Renata Cavalcanti. De mãos dadas com a leitura : a hermenêutica de Paul Ricoeur na formação de leitores de séries iniciais. 2009. 310 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1928-
dc.description.resumoO presente trabalho consiste na concepção, descrição, aplicação e sistematização teórica de um método contínuo e progressivo de ensino de leitura da literatura, destinado às 2°, 3° e 4° séries do Ensino Fundamental, a partir da hermenêutica de Paul Ricoeur, vinculada ao leitor criança, de modo a produzir um conhecimento novo sobre a leitura da literatura infantil na escola. Para tanto, no primeiro capítulo, a hermenêutica ricoeuriana é explicitada e relacionada ao leitor infantil, à literatura infantil e ao espaço escolar como ambiente favorável à formação do leitor, resultando na concepção e na descrição do método de ensino de leitura literária proposto. Os três momentos que constituem o círculo hermenêutico defendido pelo filósofo - compreensão, interpretação e apropriação do texto pelo leitor desdobram-se, pois, nas cinco etapas que formam o método, quais sejam: estímulo lúdico, leitura em roda e/ou silenciosa, reflexão sobre a leitura, atividade criativa, envolvendo a produção textual, e desfecho lúdico. Os capítulos seguintes abarcam a descrição da aplicação do método em cada uma das três temáticas previstas - Quem sou eu?, Eu no mundo das linguagens e Eu sou as minhas leituras, também embasadas na hermenêutica de Paul Ricoeur, bem como a reflexão sobre os resultados obtidos a partir dos instrumentos de análise empregados em cada uma dessas fases, de maneira a 7 comprovar a eficiência do método no que tange à aproximação entre a obra literária e o leitor mirim, despertando-o para o prazer da leitura.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:37:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 419240.pdf: 4197838 bytes, checksum: 8e56e2274a7f02cf939406fc6ca3ade6 (MD5) Previous issue date: 2009-12-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9963/419240.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLEITURA - CRIANÇASpor
dc.subjectLEITORES - FORMAÇÃOpor
dc.subjectMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpor
dc.subjectLITERATURA INFANTILpor
dc.subjectRICOEUR, PAUL - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subjectHERMENÊUTICApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleDe mãos dadas com a leitura : a hermenêutica de Paul Ricoeur na formação de leitores de séries iniciaispor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
419240.pdfTexto Completo4,1 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.