Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1926
Tipo do documento: Tese
Título: A influência do conhecimento prévio de conteúdo na leitura e compreensão de texto técnico em língua inglesa : uma abordagem conexionista
Autor: Nunes, Elizabete Kuczynski
Primeiro orientador: Ibaños, Ana Maria Tramunt
Resumo: A construção de sentido é resultado de um processamento cognitivo de grande complexidade. Segundo o paradigma conexionista, esse processamento acontece em paralelo na interação entre pensamento e linguagem. Os dados textuais se associam a um grande número de traços de informações para a construção de sentido por vários níveis, ativando as experiências anteriores. Este estudo objetiva verificar, à luz da teoria conexionista, a influência do conhecimento prévio de conteúdo sobre a compreensão em leitura de texto técnico em língua inglesa (Inglês como língua estrangeira) de uma escola técnica brasileira de ensino médio. O grupo experimental (GE) foi constituído de 39 participantes que fazem o curso de Química e o grupo de controle (GC) foi constituído de 43 estudantes do grupo da Eletrônica. Foram aplicados dois testes. O primeiro teste (T1) foi um fragmento de um texto sobre tratamento de águas, cujo título é Oxygen Demand (Biochemical); o segundo (T2) é a tradução, em língua portuguesa, do T1. Os escores foram apresentados em valores brutos, percentuais e estatísticos. Houve corroboração estatística das quatro hipóteses específicas; mas não da hipótese geral que trata da influência do conhecimento prévio de conteúdo sobre a leitura e compreensão de textos técnicos em língua inglesa. Nesse contexto, acreditamos que os resultados indicam superioridade estatística parcial do grupo experimental sobre o grupo de controle. Fica, assim, a conclusão deste trabalho limitada a nossa investigação, as nossas variáveis e a população envolvida nesta pesquisa, sem cometermos generalizações.
Palavras-chave: LINGÜÍSTICA APLICADA
LINGÜÍSTICA DO TEXTO
LEITURA - COMPREENSÃO
CONEXIONISMO
INGLÊS - COMPREENSÃO DE TEXTOS
COGNIÇÃO
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: NUNES, Elizabete Kuczynski. A influência do conhecimento prévio de conteúdo na leitura e compreensão de texto técnico em língua inglesa : uma abordagem conexionista. 2009. 184 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1926
Data de defesa: 7-Out-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
418700.pdfTexto Completo896,68 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.