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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1926
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Nunes, Elizabete Kuczynski | - |
dc.contributor.advisor1 | Ibaños, Ana Maria Tramunt | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721710J3 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:37:53Z | - |
dc.date.available | 2009-11-30 | - |
dc.date.issued | 2009-10-07 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Elizabete Kuczynski. A influência do conhecimento prévio de conteúdo na leitura e compreensão de texto técnico em língua inglesa : uma abordagem conexionista. 2009. 184 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1926 | - |
dc.description.resumo | A construção de sentido é resultado de um processamento cognitivo de grande complexidade. Segundo o paradigma conexionista, esse processamento acontece em paralelo na interação entre pensamento e linguagem. Os dados textuais se associam a um grande número de traços de informações para a construção de sentido por vários níveis, ativando as experiências anteriores. Este estudo objetiva verificar, à luz da teoria conexionista, a influência do conhecimento prévio de conteúdo sobre a compreensão em leitura de texto técnico em língua inglesa (Inglês como língua estrangeira) de uma escola técnica brasileira de ensino médio. O grupo experimental (GE) foi constituído de 39 participantes que fazem o curso de Química e o grupo de controle (GC) foi constituído de 43 estudantes do grupo da Eletrônica. Foram aplicados dois testes. O primeiro teste (T1) foi um fragmento de um texto sobre tratamento de águas, cujo título é Oxygen Demand (Biochemical); o segundo (T2) é a tradução, em língua portuguesa, do T1. Os escores foram apresentados em valores brutos, percentuais e estatísticos. Houve corroboração estatística das quatro hipóteses específicas; mas não da hipótese geral que trata da influência do conhecimento prévio de conteúdo sobre a leitura e compreensão de textos técnicos em língua inglesa. Nesse contexto, acreditamos que os resultados indicam superioridade estatística parcial do grupo experimental sobre o grupo de controle. Fica, assim, a conclusão deste trabalho limitada a nossa investigação, as nossas variáveis e a população envolvida nesta pesquisa, sem cometermos generalizações. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 418700.pdf: 918196 bytes, checksum: 3e6576ba7f6dc3ef572719647679ab98 (MD5) Previous issue date: 2009-10-07 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9967/418700.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | LINGÜÍSTICA APLICADA | por |
dc.subject | LINGÜÍSTICA DO TEXTO | por |
dc.subject | LEITURA - COMPREENSÃO | por |
dc.subject | CONEXIONISMO | por |
dc.subject | INGLÊS - COMPREENSÃO DE TEXTOS | por |
dc.subject | COGNIÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | A influência do conhecimento prévio de conteúdo na leitura e compreensão de texto técnico em língua inglesa : uma abordagem conexionista | por |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
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File | Description | Size | Format | |
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418700.pdf | Texto Completo | 896.68 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
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