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dc.creatorNunes, Elizabete Kuczynski-
dc.contributor.advisor1Ibaños, Ana Maria Tramunt-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721710J3por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:37:53Z-
dc.date.available2009-11-30-
dc.date.issued2009-10-07-
dc.identifier.citationNUNES, Elizabete Kuczynski. A influência do conhecimento prévio de conteúdo na leitura e compreensão de texto técnico em língua inglesa : uma abordagem conexionista. 2009. 184 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1926-
dc.description.resumoA construção de sentido é resultado de um processamento cognitivo de grande complexidade. Segundo o paradigma conexionista, esse processamento acontece em paralelo na interação entre pensamento e linguagem. Os dados textuais se associam a um grande número de traços de informações para a construção de sentido por vários níveis, ativando as experiências anteriores. Este estudo objetiva verificar, à luz da teoria conexionista, a influência do conhecimento prévio de conteúdo sobre a compreensão em leitura de texto técnico em língua inglesa (Inglês como língua estrangeira) de uma escola técnica brasileira de ensino médio. O grupo experimental (GE) foi constituído de 39 participantes que fazem o curso de Química e o grupo de controle (GC) foi constituído de 43 estudantes do grupo da Eletrônica. Foram aplicados dois testes. O primeiro teste (T1) foi um fragmento de um texto sobre tratamento de águas, cujo título é Oxygen Demand (Biochemical); o segundo (T2) é a tradução, em língua portuguesa, do T1. Os escores foram apresentados em valores brutos, percentuais e estatísticos. Houve corroboração estatística das quatro hipóteses específicas; mas não da hipótese geral que trata da influência do conhecimento prévio de conteúdo sobre a leitura e compreensão de textos técnicos em língua inglesa. Nesse contexto, acreditamos que os resultados indicam superioridade estatística parcial do grupo experimental sobre o grupo de controle. Fica, assim, a conclusão deste trabalho limitada a nossa investigação, as nossas variáveis e a população envolvida nesta pesquisa, sem cometermos generalizações.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:37:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 418700.pdf: 918196 bytes, checksum: 3e6576ba7f6dc3ef572719647679ab98 (MD5) Previous issue date: 2009-10-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9967/418700.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLINGÜÍSTICA APLICADApor
dc.subjectLINGÜÍSTICA DO TEXTOpor
dc.subjectLEITURA - COMPREENSÃOpor
dc.subjectCONEXIONISMOpor
dc.subjectINGLÊS - COMPREENSÃO DE TEXTOSpor
dc.subjectCOGNIÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA influência do conhecimento prévio de conteúdo na leitura e compreensão de texto técnico em língua inglesa : uma abordagem conexionistapor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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