Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1895
Document type: | Dissertação |
Title: | O sentido argumentativo da condição |
Author: | Dall'Cortivo, Cristiane |
Advisor: | Barbisan, Leci Borges |
Abstract (native): | A proposta deste trabalho é estudar a expressão da condição segundo a Teoria da Argumentação na Língua (ANL), especificamente na sua fase atual, a Teoria dos blocos Semânticos (TBS), de autoria de Oswald Ducrot e seus colaboradores. Nosso objetivo é descrever e explicar o fenômeno lingüístico expressão da condição segundo uma abordagem semântica, ou seja, que leve em conta aspectos que constituem o sentido da condição, sem que estejam, necessariamente, em conformidade com a terminologia gramatical. Partimos de descrições gramaticais, cujas concepções de linguagem são as mais diversas, pois entendemos que esse tipo de estudo diz respeito ao sistema lingüístico, descrevendo suas regras, classificando e nomeando os elementos que o compõem. Com a Teoria da Argumentação na Língua, que usamos para analisar nosso conjunto de dados, realizamos um estudo que buscou explicar o fenômeno lingüístico, segundo diferentes ocorrências, articulando língua e fala, ou seja, sistema lingüístico e seu uso, visto que o objeto de estudo da ANL é a língua em uso. |
Keywords: | LINGÜÍSTICA ARGUMENTAÇÃO ANÁLISE DO DISCURSO |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Letras |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1895 |
Issue Date: | 13-Jan-2009 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
410381.pdf | Texto Completo | 1.24 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.