Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/188
Tipo do documento: Dissertação
Título: Código de barra de DNA de mamíferos neotropicais, e sua aplicação em estudos ecológicos de carnívoros
Autor: Figueiró, Henrique Vieira 
Primeiro orientador: Eizirik, Eduardo
Resumo: Desde 2003 o uso de um marcador molecular para identificação de espécies surgiu como uma solução plausível para uma grande variedade de pesquisas da biodiversidade. Na literatura, o número que trabalhos que conseguiu observar padrões de diversidade desconhecidos aumenta cada vez mais. O presente estudo propõe a utilização de uma abordagem molecular para a identificação de espécies de roedores encontradas no trato digestivo de quatro espécies de gatos selvagens neotropicais (Leopardus tigrinus, L. geoffroyi, L. wiedií e Puma yogouaroundil, e realizar uma comparação entre os hábitos alimentares de L. tigrinus e L. geoffroyi. Fomos capazes de identificar 59o/o das nossas amostras em nível de espécie, e separar os itens não identificados em agrupamentos, através de uma análise de distância, que tornou possível evidenciar a diversidade de espécies amostradas, mesmo sem uma identificação taxonômica precisa. Os táxons identificados foram Cavia mogna, Mus musculus, Sooretamys angouya, Oligoryzomys nigripes, Rottus rattus, Oxymycterus quaestor, Oxymycterus sp., Akodon paranaensis e Akodon azoroe. Além disso, cinco outros agrupamentos foram identificados, não correspondendo a qualquer das espécies amostradas. Estes grupos provavelmente correspondem a táxons de nível específico, possivelmente não descritos ou não reconhecidos como ocorrentes na região investigada. Este resultado salienta o potencial da aplicação desta técnica ao conteúdo da dieta de predadores para inventariar a diversidade de suas presas, inclusive com a possibilidade de descoberta de formas ainda desconhecidas. A análise ecológica comparativa de L. tigrínus e L. geoffroyi evidenciou um forte padrão de especialização da dieta para ambas as espécies e uma fraca sobreposição de nicho entre elas. Tendo em vista que a identificação detalhada de presas destas espécies tem se mostrado historicamente muito difícil, com base em métodos tradicionais, os resultados aqui obtidos ilustram a utilidade deste método para que se possa efetuar uma comparação aprofundada da dieta destes predadores, viabilizando uma melhor compreensão de sua interface ecológica em áreas de simpatria no sul do Brasil.
Palavras-chave: ZOOLOGIA
GENÉTICA MOLECULAR
ROEDORES - BRASIL
GENÉTICA DOS ANIMAIS
DNA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
Idioma: eng
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Biociências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Zoologia
Citação: FIGUEIRÓ, Henrique Vieira. Código de barra de DNA de mamíferos neotropicais, e sua aplicação em estudos ecológicos de carnívoros. 2010. 35 f. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/188
Data de defesa: 22-Fev-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
424184.pdfTexto Completo1,17 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.