Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1869
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O efeito como fim : guias da composição |
Autor: | Chemello, Maurício |
Primeiro orientador: | Brasil, Luiz Antonio de Assis |
Resumo: | A presente dissertação analisa o pressuposto de que há uma expectativa do autor em provocar um efeito no leitor. Apresenta-o como parte do processo de composição do conto e elemento responsável pela qualificação do texto literário. O estudo divide-se em três eixos: 1) aspectos do conto; 2) aspectos do efeito; 3) fusão: o conto e o efeito. Identifica características do conto e o modo como os textos teóricos analisam o efeito como seu elemento constitutivo. Foram utilizados os estudos de Julio Cortázar, Ricardo Piglia, Aristóteles e Edgar Allan Poe, além da teoria do efeito, de Wolfgang Iser. |
Palavras-chave: | LITERATURA CONTO - ANÁLISE LITERÁRIA PIGLIA, RICARDO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO CORTÁZAR, JULIO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO ARISTÓTELES - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO POE, EDGAR ALLAN - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO ISER, WOLFGANG - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | CHEMELLO, Maurício. O efeito como fim : guias da composição. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1869 |
Data de defesa: | 2-Jan-2008 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
398247.pdf | Texto Completo | 543,4 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.