Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1856
Document type: Dissertação
Title: Dummy subject na aquisição da língua estrangeira por nativos brasileiros
Author: Wendler, Mary Stela Freitas 
Advisor: Ibaños, Ana Maria Tramunt
Abstract (native): Esse estudo teve por objetivo analisar a utilização do Dummy Subject (sujeito nulo) nas construções de falantes nativos do Português aprendendo Inglês como língua estrangeira. Para isso, foram estudados aspectos lingüísticos à luz da Teoria Gerativista de Noam Chomsky (1981). Esses aspectos serviram de subsídios para a análise de dados fornecidos por alunos das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular de Porto Alegre. Discutiu-se a ausência do Dummy Subject, bem como a confirmação das hipóteses levantadas para esse problema através do resultado dessa pesquisa. Conclui-se, portanto, que a ausência do Dummy Subject na função de sujeito se dá devido à transferência da língua materna no processo de aprendizagem da segunda língua, bem como à falta de contato extracurricular com a língua Inglesa.
Keywords: LINGÜÍSTICA
AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA
GRAMÁTICA GERATIVA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: WENDLER, Mary Stela Freitas. Dummy subject na aquisição da língua estrangeira por nativos brasileiros. 2008. 97 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1856
Issue Date: 18-Jan-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
400707.pdfTexto Completo513.15 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.