Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1852
Document type: Dissertação
Title: Sobre a noção de contexto na interface semântica-pragmática : uma investigação através do texto humorístico de Millôr Fernandes
Author: Prado, Maria Cristina Menezes do
Advisor: Costa, Jorge Campos da
Abstract (native): O presente trabalho tem como tópico a complexa noção de contexto na linguagem natural, conceito central em teorias semânticas e pragmáticas contemporâneas. Trata-se de um trabalho teórico que visa explicitar a abordagem da significação de contexto na interface externa Lingüística-Comunicação-Cognição, e na interface interna Semântica-Pragmática analisada na Teoria das Implicaturas, de Grice (1991), no Modelo Ampliado de Costa (1984), na Teoria da Relevância, de Sperber & Wilson (1995) e na Teoria das Implicaturas Conversacionais Generalizadas, de Levinson (2000). A aplicabilidade dos principais pontos desta descrição não-problematizada será conferida no texto humorístico de Millôr Fernandes.
Keywords: LINGÜÍSTICA
SEMÂNTICA
PRAGMÁTICA
LINGUAGEM NATURAL
IMPLICATURAS, TEORIA DAS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: PRADO, Maria Cristina Menezes do. Sobre a noção de contexto na interface semântica-pragmática : uma investigação através do texto humorístico de Millôr Fernandes. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1852
Issue Date: 4-Jan-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
400378.pdfTexto Completo656,15 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.