Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1817
Tipo do documento: Dissertação
Título: Cloridrato de sertralina não previne hipotensão intradialítica : estudo cruzado, duplo cego, randomizado, controlado com placebo
Autor: Eye, Osvaldo Simões Pires Von 
Primeiro orientador: Figueiredo, Carlos Eduardo Poli de
Resumo: Introdução: A eficácia do cloridrato de sertralina para prevenir Hipotensão Arterial Intradialítica (HID) não está estabelecida. Métodos: Foi realizado um estudo duplo cego cruzado, randomizado, controlado com placebo em 18 pacientes, que apresentaram mais de 15 episódios de hipotensão nas últimas 25 sessões de hemodiálise. Um grupo recebeu oito semanas de sertralina 50mg/dia seguido de oito semanas de placebo. Outro grupo recebeu placebo seguido de sertralina. Apenas os dados das quatro semanas finais de cada período foram considerados. As seguintes variáveis foram avaliadas: peso, ultrafiltração, pressão arterial, episódios de hipotensão, intervenções de enfermagem, dados laboratoriais e escore depressivo (Inventário de Depressão de Beck). Os dados foram analisados usando o método estatístico usual e modelo que identifica a interferência do efeito de período, e do efeito de interação entre período e tratamento. Resultados: Antes do estudo, o número de episódios de hipotensão por sessão foi de 0,8 ± 0,1 [mediana 0,7 (0,6 0,9], significativamente maior que 0,5 ± 0,4 [0,33 (0,08 0,83)] usando sertralina (p = 0,027) e que 0,3 ± 0,2 [0,21 (0,17 0,42)] usando placebo (p = 0,001). O número de episódios de hipotensão e de intervenções de enfermagem foi similar durante o período de uso de placebo ou sertralina. Efeito de interação entre período e tratamento foi observado para escore depressivo e sucesso de ultrafiltração. Efeito de período foi observado para as variáveis de peso pré e pós-diálise e sucesso de ultrafiltração. Efeito de tratamento foi observado para as variáveis de ganho de peso interdialítico e ultrafiltração, que foram maiores no grupo em uso de placebo e para número de episódios de hipotensão/sessão, que foi menor nesse grupo. Conclusões: O uso de sertralina não foi efetivo em prevenir os episódios de hipotensão intradialítica no presente estudo.
Palavras-chave: NEFROLOGIA
PRESSÃO SANGÜÍNEA
DIÁLISE RENAL
PLACEBO TERAPIA
ANTIDEPRESSIVOS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citação: EYE, Osvaldo Simões Pires Von. Cloridrato de sertralina não previne hipotensão intradialítica : estudo cruzado, duplo cego, randomizado, controlado com placebo. 2005. 112 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1817
Data de defesa: 15-Jun-2005
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
395365.pdfTexto Completo1,61 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.