Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1669
Tipo do documento: Dissertação
Título: Acompanhamento de indicadores de saúde cardiovascular em participantes de um programa de reabilitação cardíaca
Autor: Maia, Marcus Fábio Castelar Pinheiro
Primeiro orientador: Moriguchi, Emilio Hideyuki
Resumo: INTRODUÇÃO: O papel do exercício físico como estratégia auxiliar no tratamento das doenças circulatórias vem sendo cada vez mais estudado na comunidade científica. Aos poucos vão sendo elucidadas como o exercício auxilia no tratamento de doenças como HAS, Dislipidemias entre outras. Hoje, com o envelhecimento populacional, essas doenças estão ficando cada vez mais prevalentes. OBJETIVO: O objetivo desse trabalho foi avaliar como o exercício físico é capaz de influenciar algumas variáveis em diferentes grupos de praticantes de exercícios. Foram analisadas o Consumo Máximo de Oxigênio (VO2máx), o equivalente metabólico (METS), a duração do teste ergométrico, as Pressões Sistólica e Diastólica máximas, o Duplo Produto máximo, a Freqüência Cardíaca máxima e o Índice de Massa Corpórea (IMC). MATERIAL E MÉTODOS: A amostra foi de 40 pacientes, todos do sexo masculino, divididos em três grupos: Grupo 1 PREVENÇÃO, composto de pacientes que não sofreram infarto do miocárdio (IAM), apresentaram um n de 25 homens; Grupo 2 ANGIOPLASTIA, composto por pacientes que tiveram IAM e realizaram procedimento de angioplastia coronariana com a colocação ou não de Stent, com n de 7 homens; Grupo 3 CRM, composto por pacientes que tiveram IAM e foram submetidos à Cirurgia de Revascularização do Miocárdio (CRM), apresentaram um n de 8 pacientes. Todos realizaram exercícios com o mesmo tipo de prescrição ao longo de um ano. RESULTADOS: Dentre as variáveis estudadas, o grupo CRM teve alteração estatisticamente significativa e foram elas: o VO2máx, o METS e a duração do exercício. Já o grupo 2 apresentou variações significativas na freqüência cardíaca máxima, VO2máx e METS. Vale ressaltar que quando ocorre aumento dessas variáveis sem alterações significativas nas pressões sistólica e diastólica, freqüência cardíaca máxima e duplo produto que são indicadores de consumo de oxigênio do miocárdio, demonstra-se que esses pacientes conseguem atingir um nível de esforço maior sem correr maiores riscos cardiovasculares. CONCLUSÃO: Através da melhora desses indicadores demonstra-se a possibilidade de melhora e proteção ao sistema cardiovascular, independente da gravidade das patologias e do nível de condicionamento dos pacientes.
Palavras-chave: DOENÇAS CARDIOVASCULARES
EXERCÍCIOS FÍSICOS
IDOSOS - ASSISTÊNCIA SOCIAL
METABOLISMO ENERGÉTICO
ERGOMETRIA
GERIATRIA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citação: MAIA, Marcus Fábio Castelar Pinheiro. Acompanhamento de indicadores de saúde cardiovascular em participantes de um programa de reabilitação cardíaca. 2005. 98 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1669
Data de defesa: 30-Ago-2005
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
339444.pdfTexto Completo743,56 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.