Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1660
Tipo do documento: Dissertação
Título: Determinação de transcritos de prostasina em neoplasia de ovário : um potencial marcador tumoral
Autor: Costa, Fernanda Pires 
Primeiro orientador: Garicochea, Bernardo
Resumo: Introdução: Pacientes com neoplasia epitelial de ovário geralmente são diagnosticadas tardiamente, o que significa uma sobrevida em 5 anos de menos de 30%. A dificuldade em se diagnosticar precocemente esta neoplasia ocorre devido à falta de sintomas característicos, à ausência de um teste adequado de rastreamento e detecção precoce e ao fato de a localização dos ovários ser profunda na pelve, tornando a biópsia difícil, sendo necessário para isto, procedimentos cirúrgicos invasivos. A descoberta de um marcador tumoral que fosse detectado precocemente no sangue destas pacientes permitiria um diagnóstico precoce. A prostasina é uma protease que em condições normais está superexpressa somente na glândula prostática e no líquido seminal. Um estudo prévio sugere que a neoplasia epitelial de ovário possa superexpressar esta protease. O presente trabalho avalia a prostasina como um possível candidato a marcador tumoral em neoplasia epitelial de ovário. Pacientes e Métodos: Amostras tumorais de pacientes com neoplasia epitelial de ovário (n: 12 - grupo 1) e de outros tumores ovarianos (n: 3 grupo 2), operadas nos hospitais São Lucas da PUCRS, Fêmina e Conceição, foram analisadas através das técnicas de RTPCR e RT-PCR em tempo real para detectar e quantificar, respectivamente, a presença da prostasina. Todas as amostras foram coletadas prospectivamente, após a assinatura do termo de consentimento. Nenhuma das pacientes possuía diagnóstico prévio de outras neoplasias e nunca tinham recebido qualquer forma de tratamento oncológico para a neoplasia de ovário. Amostras de tecido prostático foram utilizadas como controle para a expressão da prostasina. Resultados: A análise da presença de prostasina em amostras de tumores epiteliais e não epiteliais de ovário através da técnica de RT-PCR demonstra que ela está presente na xiv grande maioria das amostras e que este não é um método adequado para a diferenciação destes tumores. Já a quantificação deste potencial marcador através de RT-PCR em tempo real sugere uma superexpressão da prostasina em amostras de tumores epiteliais encorajando novos estudos para investigação da mesma como um marcador tumoral para a patologia em estudo. Conclusão: Os resultados sugerem que os tumores epiteliais de ovário superexpressam a prostasina e que esta deva ser melhor estudada como um novo marcador tumoral em neoplasia de ovário.
Palavras-chave: OVÁRIO - CÂNCER
TUMORES
MARCADORES BIOLÓGICOS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citação: COSTA, Fernanda Pires. Determinação de transcritos de prostasina em neoplasia de ovário : um potencial marcador tumoral. 2006. 52 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1660
Data de defesa: 22-Set-2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
386693.pdfTexto Completo632,6 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.