Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1637
Tipo do documento: Tese
Título: Efetividade da escala de depressão geriátrica de cinco itens em população idosa da comunidade
Autor: Almeida, Marília Siqueira Campos 
Primeiro orientador: Staub, Henrique Luiz
Resumo: Introdução: Os idosos são frequentemente acometidos por distúrbios psiquiátricos, com predomínio da depressão, acarretando para eles e familiares, perda da qualidade de vida sendo, portanto o diagnóstico precoce na rede primária de saúde importante para a instituição do tratamento adequado.Objetivo: Testar a efetividade da versão de cinco itens da Escala de Depressão Geriátrica para rastreamento de depressão em idoso da comunidade.Pessoas e Métodos: Duzentos e vinte e um idosos foram incluídos. Todos os participantes tiveram uma avaliação geriátrica incluindo um questionário de informações sociodemográficas, o Mini-Exame do Estado Mental para avaliar a cognição. A GDS de cinco itens (GDS-5) foi comparada com o diagnóstico clínico de acordo com os critérios do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fourth Edition através da versão em Português do Mini International Neuropsychiatric Interview, para diagnóstico de depressão maior feito por um psiquiatra. A sensibilidade, a especificidade, os valores preditivos positivo e negativo e as confiabilidades entre observadores e intra-observador também foram avaliados.Resultados: Na amostra estudada 27,9% dos sujeitos estavam deprimidos. A GDS-5 mostrou sensibilidade de 93,4 (84,5-97,9), especificidade de 81,0 (74,3-86,6), valor preditivo positivo de 65,5 (54,6-75,4), valor preditivo negativo de 97,0 (92,4-.99,2). A GDS-5 mostrou muito boas confiabilidades enter-observadores (κ= 0,84) e do teste-reteste (κ= 0,79). Área sob a curva ROC foi de 0,94.Conclusões: A GDS-5 é efetiva para rastreamento de depressão em idosos da comunidade com cognição preservada.
Palavras-chave: MEDICINA
GERIATRIA
IDOSOS
DEPRESSÃO
ESCALAS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citação: ALMEIDA, Marília Siqueira Campos. Efetividade da escala de depressão geriátrica de cinco itens em população idosa da comunidade. 2011. 137 f. Tese (Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1637
Data de defesa: 31-Ago-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
433658.pdfTexto Completo1,05 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.