Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1581
Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeitos de um programa de resistência na força e massa muscular de idosos
Autor: Ruzzarin, Ana Rúbia Camboim 
Primeiro orientador: Machado, Denise Cantarelli
Resumo: INTRODUÇÃO: A população mundial está envelhecendo. No processo fisiológico do envelhecimento, a perda de massa (sarcopenia) e força muscular nos idosos é responsável pela redução de mobilidade, aumento da incapacidade funcional e dependência física nesta população. OBJETIVO: Este estudo teve como objetivo comparar os ganhos de força e massa muscular em idosos independentes em um protocolo de resistência, utilizando cintas elásticas (grupo 1) e pesos e caneleiras (grupo 2). PACIENTES E MÉTODOS: Estudo experimental com delineamento longitudinal. A amostra do estudo foi constituída por 43 sujeitos. A aplicação do protocolo foi executada na seguinte ordem: a) avaliação inicial (medidas antropométricas, bioimpedância, características sócio-demográficas, hábitos de vida, patologias, hereditariedade, medicações, testes de força); b) período de adaptação neuromuscular; c) protocolos de resistência visando ganho de força; d) avaliação final. A amostra foi estratificada, randomicamente, em dois grupos: grupo 1 cintas elásticas (n = 21) e grupo 2 halteres e caneleiras (n = 22). Adotou-se um nível de significância de 5%. As associações entre as variáveis categóricas e o grupo de pesquisa foram analisadas por meio do Teste de Quadrado ou Exato de Fisher. As variáveis quantitativas na condição inicial ou basal foram comparadas por meio do Teste t de Student. A ANOVA com medidas repetidas foi utilizada para comparar os resultados dos protocolos de resistência nos dois momentos da investigação (inicial e final) entre os dois grupos. RESULTADOS: Os dois grupos foram homogêneos com relação às variáveis de interesse da pesquisa na condição basal. Houve diferenças significativas (p<0,05) entre os dois momentos do ensaio para as seguintes variáveis: diâmetro da coxa, cintura, dobras cutâneas, percentagem de gordura, percentagem de massa livre de gordura corporal, peso massa livre de gordura corporal, peso massa de gordura corporal, água corporal, teste de sentar e levantar e teste de força de braço. Não foram observadas diferenças entre os resultados dos dois protocolos de resistência. 8 CONCLUSÃO: Os exercícios de resistência, realizados com cintas elásticas e pesos tradicionais, mostram-se eficazes na recuperação da perda de massa muscular e no aumento da força muscular em idosos independentes.
Palavras-chave: ENVELHECIMENTO
IDOSOS
FORÇA MUSCULAR
EXERCÍCIOS ISOMÉTRICOS
ATIVIDADES MOTORAS
QUALIDADE DE VIDA
SARCOPENIA
MÚSCULOS - FISIOLOGIA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citação: RUZZARIN, Ana Rúbia Camboim. Efeitos de um programa de resistência na força e massa muscular de idosos. 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1581
Data de defesa: 3-Mai-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
424910.pdfTexto Completo8,61 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.