Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1580
Document type: Tese
Title: Expressão diferencial do fator tecidual (FT) no adenocarcinoma colorretal por reação em cadeia da polimerase em tempo real (RT - PCR)
Author: Azevedo, Norlai Alves 
Advisor: Silva, Vinícius Duval da
Abstract (native): O adenocarcinoma colorretal é uma das neoplasias mais incidentes no ser humano. A expressão do Fator Tecidual (FT) foi associada ao desenvolvimento de metástases e a um pior prognóstico em várias neoplasias malignas, sendo considerado um dos mais importantes fatores pró-angiogênicos. Este estudo teve como objetivo principal demonstrar a expressão diferencial do FT em adenocarcinomas colorretais através da técnica de quantificação de ácidos nucléicos (mRNA) por Reação de Cadeia da Polimerase em Tempo Real (RT-PCR), Foram estudados blocos de parafina de 19 pacientes com tumor (casos) e 15 sem tumor (controles) do banco de dados, do Serviço de Colo-proctologia do Hospital São Lucas da PUCRS. A intensidade da expressão do TF foi comparada com a DMV e com dados clínicos e anatomo-patológicos. O grupo tumor apresentou expressão do FT maior do que o grupo controle (p< 0,001), e teve uma expressão do FT em média 7,33 vezes maior do que o grupo controle. Houve associação significativa entre a presença de metástase e a expressão aumentada do FT (p= 0,001), bem como entre a idade e a expressão do FT nos pacientes com tumor (p=0,026); entretanto, não foi encontrada associação entre a expressão do Fator Tecidual e a Densidade microvascular, (p=0,67), e em relação a localização dos tumores e sexo dos pacientes. Em conclusão, a expressão diferencial do FT do grupo tumor foi significativamente mais alta do que no grupo controle. Apresentou ainda uma associação positiva com a idade mais elevada dos pacientes e com a presença de metástases.
Keywords: NEOPLASIAS COLORRETAIS
ADENOCARCINOMA
TROMBOPLASTINA
REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Medicina
Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citation: AZEVEDO, Norlai Alves. Expressão diferencial do fator tecidual (FT) no adenocarcinoma colorretal por reação em cadeia da polimerase em tempo real (RT - PCR). 2010. 119 f. Tese (Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1580
Issue Date: 28-Jun-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
424947.pdfTexto Completo965,99 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.