Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1575
Document type: Dissertação
Title: Efeitos do enriquecimento ambiental em ratos submetidos à desnutrição precoce e crises convulsivas : avaliação da memória espacial
Author: Porto, Juliana Antola 
Advisor: Nunes, Magda Lahorgue
Abstract (native): Objetivo: Avaliar o efeito do enriquecimento ambiental no aprendizado e memória espacial em ratos submetidos à desnutrição precoce e dois modelos de crises convulsivas: crises precoces recorrentes e status epilético. Métodos: Filhotes machos de ratos Wistar foram alocados em seis grupos: Nutridos Controles (NC), Nutridos Crises Precoces (NCP), Nutridos Status Epilético (NSE), Desnutridos Controles (DC), Desnutridos Crises Precoces (DCP) e Desnutridos Status Epilético (DSE). Os animais dos grupos DC, DCP e DSE foram mantidos em um regime de privação alimentar do segundo (P2) ao décimo quinto (P15) dia de vida pós-natal. De P8 a P10, os grupos NCP e DCP foram expostos a três crises convulsivas recorrentes por dia, enquanto os grupos NSE e DSE sofreram status epilético em P16, ambos induzidos por flurothyl. A segunda fase do estudo constituiu a repetição da primeira, seguida da exposição dos seguintes animais ao Enriquecimento Ambiental (EA) entre P30 e P60. Após P60 todos os animais foram treinados e testados no Labirinto Aquático de Morris (LAM). Em P90, todos os animais foram sacrificados e os cérebros foram pesados. Resultados: O EA levou a um benefício significativo na aprendizagem e retenção da memória viso-espacial, sendo capaz de reverter o dano cognitivo gerado pela desnutrição precoce e SE. Houve melhora no tempo despendido no quadrante-alvo em todos os grupos, mas no grupo DCP essa melhora não foi capaz de reverter o dano pré-existente. O modelo de desnutrição utilizado alterou o peso dos animais a partir de P4 e manteve a diminuição significativa até P90, além de levar a efeito deletério no aprendizado no LAM. O limiar para crises precoces foi significativamente menor nos animais desnutridos, enquanto não houve diferença no modelo de status epilético. Conclusão: O EA é uma forma de tratamento eficaz na recuperação da memória dos animais que sofrem desnutrição precoce e crises convulsivas, sendo capaz de atenuar ou reverter os danos cognitivos gerados por esses agravos.
Keywords: MEDICINA
NEUROCIÊNCIA
DESNUTRIÇÃO
EPILEPSIA
CONVULSÕES
PERCEPÇÃO ESPACIAL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Medicina
Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citation: PORTO, Juliana Antola. Efeitos do enriquecimento ambiental em ratos submetidos à desnutrição precoce e crises convulsivas : avaliação da memória espacial. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1575
Issue Date: 22-Mar-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
424033.pdfTexto Completo1,51 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.