Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1553
Tipo do documento: Dissertação
Título: Variação do percentual da perda do excesso de peso no pós-operatório tardio dos pacientes obesos mórbidos submetidos ao bypass gastrointestinal em y de roux
Autor: Barhouch, Anália Santiago 
Primeiro orientador: Mottin, Cláudio Corá
Resumo: Introdução: Durante acompanhamento do pós-operatório tardio do bypass gástrico em Y de Roux (BPGYR), verifica-se clínicamente que muitos pacientes recuperam peso. Este estudo teve como objetivo avaliar a variação da perda do excesso de peso dos pacientes submetidos ao BPGYR aos 24 e 60 meses do pós-operatório. Métodos: Estudo de coorte histórica, com revisão de prontuário de 93 pacientes que preencheram os critérios de inclusão para o estudo. Foi analisado o percentual de perda do excesso de peso aos 24 e 60 meses após o tratamento cirúrgico. Avaliou-se a associação do aumento de peso com a dificuldade na ingestão de carne vermelha, idade, gênero e índice de massa corporal pré-operatório no período descrito. Resultados: O estudo demonstrou variação no percentual de perda do excesso de peso dos 24 aos 60 meses. Ocorreu em média uma diminuição de 8,7% da perda de excesso de peso (IC 95%: -12,1 a -5,4). Foi observado uma diferença estatisticamente significativa entre as médias de idades (p=0,012) nos diferentes quartis de perda de peso aos 60 meses, sendo os pacientes mais jovens aqueles que apresentaram uma menor recuperação de peso. Foi observado clinicamente uma diferença entre os pacientes intolerantes ou não à carne vermelha tendo havido menos pacientes intolerantes no grupo que mais emagreceu, porém esta diferença não foi estatisticamente significativa (p=0,185). Entretanto nas demais variáveis, como gênero e índice de massa corporal pré-operatório, não foi observado resultado significativo. Conclusão: Embora tenha ocorrido recuperação de peso aos 60 meses de pós-operatório, está variação não comprometeu o sucesso cirúrgico. Houve uma menor recuperação da perda de excesso de peso nos pacientes mais jovens. Não observamos no presente estudo associação entre perda de peso e intolerância a carne vermelha, gênero e IMC pré operatório.
Palavras-chave: MEDICINA
CIRURGIA BARIÁTRICA
OBESIDADE MÓRBIDA
PERDA DE PESO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citação: BARHOUCH, Anália Santiago. Variação do percentual da perda do excesso de peso no pós-operatório tardio dos pacientes obesos mórbidos submetidos ao bypass gastrointestinal em y de roux. 2010. 50 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1553
Data de defesa: 4-Mar-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
422343.pdfTexto Completo895,56 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.