Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1524
Document type: Dissertação
Title: Caracterização do paciente em terapia renal substituitiva quanto à motivação para mudança de práticas alimentares
Author: Moraes, Patricia Santos de 
Advisor: D'avila, Domingos Otavio Lorenzoni
Abstract (native): Introdução: O melhor resultado no tratamento para pacientes com doença renal crônica terminal (DRCT) em hemodiálise (HD) exige disciplina, que inclui adesão à medicação, à dieta e restrição da ingestão de líquidos. Este estudo transversal testou pacientes em HD pelo instrumento URICA para avaliar sua prontidão para mudança de práticas alimentares. Método: Estudo observacional transversal e descritivo que incluiu 100 pacientes estáveis em HD crônica, em dois centros de HD ambulatorial. Foram avaliados pela escala URICA e por ficha de registro com dados demográficos e bioquímicos. Resultados: O valor médio do URICA (6.3±1.6) mostrou que a maioria dos pacientes (85%) estava no estágio inicial (pré-contemplação) de prontidão. Houve correlação fraca do instrumento apenas com o ganho de peso entre HD e com o nível de fósforo sérico. Conclusão: Pacientes em HD parecem não estar preparados para mudanças de seu comportamento alimentar. O nível educacional não altera o grau de prontidão para mudança. Disciplina no controle da dieta e nível de prontidão podem estar associados. Estudo prospectivo é necessário para elucidar aspectos do problema.
Keywords: MEDICINA
NEFROLOGIA
INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA
DIÁLISE RENAL
HÁBITO ALIMENTAR
CONDUTA NA ALIMENTAÇÃO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Medicina
Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citation: MORAES, Patricia Santos de. Caracterização do paciente em terapia renal substituitiva quanto à motivação para mudança de práticas alimentares. 2009. 83 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1524
Issue Date: 31-Mar-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
415241.pdfTexto Completo700.9 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.