Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1475
Tipo do documento: Tese
Título: Perfil de citocinas (T1 e T2) e distribuição dos subtipos linfocitários (CD3/CD4/CD8 e CD26) na gestação com e sem a síndrome de pré-eclâmpsia
Autor: Fagundes, Iara dos Santos 
Primeiro orientador: Costa, Bartira Ercília Pinheiro da
Resumo: A Síndrome da Pré-Eclâmpsia (SPE) é o distúrbio hipertensivo que ocorre na segunda metade da gestação. Os sinais clínicos são parte de uma resposta inflamatória intensa que inclui a ativação leucocitária. O desequilíbrio no balanço de citocinas secretadas pelos linfócitos auxiliares Ta1 (inflamatórias) e Ta2 (antiinflamatórias) a favor do perfil Ta1 dominante é descrito como um marcador da resposta inflamatória sistêmica na SPE. O presente estudo investigou as alterações nas citocinas totais T1/T2 nos linfócitos T CD3+ e a distribuição dos linfócitos sanguíneos periféricos nas mulheres com pré-eclâmpsia em comparação às gestantes normotensas. Cinqüenta e uma mulheres foram incluídas no estudo (SPE=26, Controles=25). A contagem global de leucócitos e a contagem de linfócitos, o percentual de células CD3+ (linfócitos T imunocompetentes), o percentual das células INF- g+/CD3+ (linfócitos T com imunofenótipo de citocinas do tipo 1), o percentual das células IL- 4+/CD3+ e IL-10+/CD3+ (linfócitos T com imunofenótipo de citocinas do tipo2), o percentual das células CD4+/CD8+ (linfócitos T auxiliares/T citotóxicos) e o percentual das células CD26+ (atividade dipeptidil-peptidase IV) foram determinados em amostras de sangue através das análises por citometria de fluxo em 2 cores. Detectou-se que o nível do subtipo linfocitário CD4+ no grupo SPE foi mais elevado que no grupo controle (43.6±5.8 vs 37.8±5.7%; P=0.002). Todos os outros parâmetros imunológicos não foram significativamente diferentes entre os grupos (P>0.05). Concluiu-se que a situação de ativação imunológica, devido ao aumento nos níveis dos linfócitos Ta, está associada com a resposta inflamatória sistêmica descrita na mulher com SPE. O desquilíbrio no perfil de citocinas totais do tipo 1 e do tipo 2 na SPE não foi evidenciado nas células com imunofenótipo CD3+, e pode estar presente em outros subtipos celulares específicos como nos linfócitos CD4+ ou CD3-.
Palavras-chave: MEDICINA
COMPLICAÇÕES NA GRAVIDEZ
INFLAMAÇÃO
PRÉ-ECLAMPSIA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citação: FAGUNDES, Iara dos Santos. Perfil de citocinas (T1 e T2) e distribuição dos subtipos linfocitários (CD3/CD4/CD8 e CD26) na gestação com e sem a síndrome de pré-eclâmpsia. 2008. 118 f. Tese (Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1475
Data de defesa: 24-Mar-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
400759.pdfTexto Completo691,48 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.