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Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizado e comportamento em crianças nascidas prematuras e com baixo peso em idade pré-escolar e em processo de alfabetização
Autor: Fan, Rachel Gick 
Primeiro orientador: Portuguez, Mirna Wetters
Resumo: Introdução: Conforme, estudos científicos demonstram, que a grande maioria dos recémnascidos prematuros e com baixo peso sobreviventes às complicações pré e perinatais desenvolvem tardiamente distúrbios múltiplos na primeira infância ou na idade escolar, incluindo dificuldades de aprendizado e de comportamento. Desta forma, essas crianças requerem uma avaliação neuropsicológica voltada às suas necessidades. Tal procedimento com o intuito de identificar precocemente as complicações tardias da prematuridade e, assim, possibilitar uma intervenção específica. Objetivos: O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento cognitivo e comportamental aos 6-7 anos de idade de uma amostra de crianças nascidas prematuras e com baixo peso entre os anos de 1999 e 2000, egressas da UTI Neonatal do Hospital São Lucas da PUCRS. Este trabalho também relacionou as variáveis sócio-demográficas (idade e escolaridade materna, e renda familiar) com o desenvolvimento cognitivo e comportamental dessas crianças. Metodologia: Foi desenvolvido estudo transversal prospectivo aninhado em coorte de nascimento (ano de 1999 e 2000), de recém-nascidos internados na Unidade de Tratamento Neonatal (UTINEO) do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL-PUCRS). Foi realizada avaliação cognitiva e comportamental, respectivamente, através da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-III) e do Inventário de Comportamento da Infância e Adolescência (CBCL). As informações obtidas foram correlacionadas com dados do desenvolvimento neuropsicomotor avaliados durante os primeiros anos de vida através da Escala de Bayley e do Teste de Denver, obtendo-se uma associação entre desempenho cognitivo e comportamental atual e anterior e dados sóciodemograficos. Foi realizada a análise estatística através do teste t de Student, para as variáveis paramétricas, do quiquadrado, para as não- paramétricas, e análises de regressão linear múltipla. Resultados: Verificou-se no CBCL, quanto ao perfil de Competência Social, piores escores na Sub-escala de Sociabilidade. Em relação ao perfil comportamental evidenciou piores escores em sintomas relacionados com problemas com atenção, ansiedade/depressão, e comportamento agressivo. O nível intelectual ficou classificado em médio. Os três subtestes com piores pontuações foram: informação, código e procurar símbolos. Quanto ao escore total do CBCL, houve associações negativa estatisticamente significativa com os QIs Total e de Execução. Foram encontradas associações estatisticamente significativa entre as Escalas de Bayley e Denver com o WISC-III e o CBCL. Nas análises de regressão lineares XVI múltiplas, ocorreram associações estatisticamente significativa entre escolaridade materna com o CBCL, o Bayley Comportamental e o WISC-III. Já a renda familiar foi associada com o WISC-III. Conclusões: Pode-se verificar que a baixa escolaridade materna e baixa renda familiar foram preditores de risco no desenvolvimento global da criança (cognitivo e comportamental). A prematuridade e o baixo peso ao nascer podem ser fatores preditivos de vulnerabilidade em habilidades viso-espaciais, viso-motoras e verbais. As alterações encontradas no Denver e Bayley tiveram relação com a sintomatologia comportamental (ansiedade/depressão, problemas com a atenção e comportamento agressivo) e com déficit cognitivo. Quanto à idade materna, no período do parto, em geral, não houve associação entre as variáveis cognição, comportamento, a Escala de Bayley e o Teste Denver.
Palavras-chave: MEDICINA
NEUROCIÊNCIA
PREMATUROS
APRENDIZAGEM - DISTÚRBIOS
NEUROPSICOLOGIA
ALFABETIZAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citação: FAN, Rachel Gick. Aprendizado e comportamento em crianças nascidas prematuras e com baixo peso em idade pré-escolar e em processo de alfabetização. 2008. 144 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1470
Data de defesa: 10-Mar-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

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