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Tipo do documento: Dissertação
Título: Frequência de sucesso da espirometria em crianças pré-escolares
Autor: Vidal, Paula Cristina Vasconcellos 
Primeiro orientador: Jones, Marcus Herbert
Resumo: Introdução: Os testes de função pulmonar são importantes para o diagnóstico e manejo clínico das doenças respiratórias. A espirometria é o principal teste para avaliar a função respiratória em adultos e crianças maiores devido ao seu baixo custo e simplicidade. Porém, a sua utilidade em crianças pré-escolares é limitada pela pouca cooperação, incoordenação motora e falta de atenção. Recentemente, várias publicações têm demonstrado que a maioria das crianças pré-escolares é capaz de produzir curvas fluxo-volume aceitáveis e reprodutíveis. Objetivo: Avaliar a freqüência de sucesso da espirometria em crianças de 3 a 6 anos de idade sem treinamento prévio. Métodos: Análise de 440 testes espirométricos (327 retrospectivos e 113 prospectivos) em crianças entre 3 e 6 anos de idade. Os critérios da ATS/ERS de aceitabilidade e reprodutibilidade foram utilizados. O sucesso foi definido quando a criança produziu pelo menos 2 curvas aceitáveis e reprodutíveis com duração do tempo expiratório maior que um segundo. Resultados: 270 crianças (61%) geraram curvas fluxo-volume aceitáveis e reprodutíveis. A taxa de sucesso foi de 30% entre as crianças de 3 anos, 52% entre as de 4 anos, 70% entre as de 5 anos e 77% entre as de 6 anos. Não foi observada diferença entre sexo e diagnóstico respiratório em relação ao sucesso na execução da espirometria. As meninas apresentaram maior valor VRE/CVF quando comparados aos meninos. A média do tempo expiratório forçado foi de 2,22s. Conclusão: A maioria das crianças pode executar espirometria com sucesso. A informação obtida nesta faixa etária é confiável e pode ser usada para descrever desenvolvimento pulmonar e para tomar decisões clínicas. A avaliação da função pulmonar por espirometria deve ser incentivada em todas as crianças acima de três anos de idade.
Abstract: Objective: To obtain spirometry in a representative sample of healthy Brazilian children's respiratory point of view of 3 to 12 years of age and test the validity of the multi-ethinic reference values for spirometry for the 3-95 years age range proposed by Global Lung Initiative (GLI ) 2012 in our population. Methods: Multicenter cross-sectional study of Brazilian children in 3 regions of Brazil. Data were collected between 2010 and 2012. We use the calculation of Z-scores of each individual software by Global Lung Initiative. Results: Spirometry was obtained satisfactorily in 456 children aged between three and 12 years (45.8% male) and 70% were white, with the collaboration of 10 Brazilian centers. Of the 5 variables, only FEV1 had a mean above 0.5 suggesting a slight disagreement with the GLI 2012. Conclusion: In summary, the data collected in 10 collaborating centers suggest that equation GLI 2012 can be used in Brazilian children aged 3 to 12 years of age.
Palavras-chave: MEDICINA
ESPIROMETRIA
TESTES DE FUNÇÃO RESPIRATÓRIA
CRIANÇAS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-Graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança
Citação: VIDAL, Paula Cristina Vasconcellos. Frequência de sucesso da espirometria em crianças pré-escolares. 2009. 89 f. Dissertação (Mestrado em Pediatria e Saúde da Criança) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1329
Data de defesa: 10-Ago-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança

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