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dc.creatorAlmeida, Eliane Moreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8786966611144900por
dc.contributor.advisor1Grossi, Patricia Krieger-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4275343111687273por
dc.date.accessioned2025-06-23T11:31:46Z-
dc.date.issued2025-04-28-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11713-
dc.description.resumoA presente tese teve como objetivo de estudo analisar a realidade da supervisão de campo no estágio em Serviço Social e suas particularidades na formação, visando o fortalecimento do trabalho e da formação profissional. Em relação a metodologia, adota-se como referência o método dialético-crítico, a pesquisa é do tipo participante com abordagem qualitativa. Foram empregadas as técnicas de análise documental, revisão bibliográfica, aplicação de questionário e oficinas. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo segundo Moraes (1999). A tese organiza a supervisão de campo em quatro eixos: normativo, teórico-prático, formativo e metodológico, antecedidos pela introdução e precedidos pelas considerações finais. O eixo normativo tratou da Lei de Regulamentação, do Código de Ética, das Diretrizes Curriculares, da Resolução 533 e da Política Nacional de Estágio. Nele, evidenciouse a necessidade de maior divulgação e reflexão sobre as normativas, principalmente as específicas ao estágio e à supervisão, ainda parcialmente conhecidas, materializadas em parte ou mesmo não materializadas nos campos de estágio. O eixo teórico-prático abordou a produção do conhecimento sobre a supervisão de campo através do Catálogo de Teses e Dissertações, dos anais do Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e da Revista Temporalis. Foi constatado o número diminuto de produções cuja temática específica fosse a supervisão de campo e suas particularidades, o que colabora com as compreensões equivocadas e cercadas de dúvidas ainda presentes na realidade da supervisão. Já o eixo formativo, investigou como a supervisão de campo se materializa na graduação, através dos Projetos Pedagógicos de Curso e currículos; e na Educação Permanente, por meio do Fórum Nacional de Supervisão. A capacitação para o exercício da supervisão aparece pouco na estrutura dos cursos, geralmente dividindo espaços com outras temáticas, também são poucas as universidades que oferecem cursos de capacitação para supervisoras de campo. Quanto às oficinas analisadas, embora espaços estratégicos de luta e fortalecimento, verificou-se a falta de representação da tríade e o pouco enfoque temático direto no estágio e na supervisão. O eixo metodológico se dedicou àreflexão dos elementos que compõem o plano de estágio, articulando-os com os debates realizados ao longo da tese. A construção do plano, foi dúvida constante das supervisoras de campo no decorrer da pesquisa, e por isso, se constituiu como temática das oficinas, que resultaram em um modelo de plano que contempla as discussões e experiências das participantes, reiterando a construção coletiva em tríade e a importância de cada um dos seus elementos, que o tornam instrumento norteador do estágio e da supervisão. A supervisão de campo se mostra complexa no contexto vivenciado de capitalismo contemporâneo e racionalidade neoliberal, marcado pela precarização estrutural do trabalho, a contrarreforma do Estado e a mercantilização da educação. Mas é nesse cenário, permeado de desafios e repleto de possibilidades que se deve resistir e intervir. A supervisão de campo é um compromisso ético e político com a formação de qualidade, e para garantir que o estágio tenha centralidade real na formação, é necessário qualificar a supervisão de campo. Nesse sentido, indica-se: incentivo para produções a respeito da temática; ampliação do debate da supervisão e de suas normativas; oferecimento de cursos para supervisoras de campo; disciplina obrigatória na graduação que vise capacitar para o exercício da supervisão. Assim, a tese formulada é de que os subsídios necessários para o trabalho na supervisão de campo são normativos, teórico-práticos, formativos e metodológicos. E que a supervisão de campo exercida sem qualquer um deles fragiliza o processo, pois, precisam estar articulados, visto serem partes de um mesmo todo. Em cada um deles e em sua articulação estão contidas as dimensões da profissão: teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, e consequentemente, materializada a articulação da teoria e da prática.por
dc.description.abstractThe present thesis aimed to analyze the reality of field supervision in the internship in Social Work and its particularities in formation, aiming at strengthening work and professional formation. Regarding the methodology, the dialectical-critical method is adopted as a reference, the research is of the participatory type with a qualitative approach. The techniques of documentary analysis, bibliographic review, application of a questionnaire were used and workshops. The data were analyzed through content analysis according to Moraes (1999). The thesis organizes field supervision into four axes: normative, theoretical-practical, formative and methodological, anteced by the introduction and preceded by the final considerations. The normative axis dealt with the Regulatory Law, the Code of Ethics, the Curricular Guidelines, Resolution 533 and the National Internship Policy. It highlighted the need for greater dissemination and reflection on the regulations, especially those specific to internship and supervision, which are still partially known, in part materialized or even not materialized in the internship fields. The theoretical-practical axis addressed the production of knowledge about field supervision through the Catalog of Theses and Dissertations, the annals of the Brazilian Congress of Social Workers and the Temporalis Journal. It found that there was a small number of productions whose specific theme was field supervision and its particularities, which contributes to the mistaken understandings and doubts still present in the reality of supervision. The formative axis investigated how field supervision is materialized in undergraduate courses, through Course Pedagogical Projects and curricula; and in Permanent Education, through the National Supervision Forum. Training for the exercise of supervision appears little in the structure of the courses, generally sharing spaces with other themes; there are also few universities that offer capacity courses for field supervisors. As for the workshops analyzed, although strategic spaces for struggle and strengthening, a lack of representation of the triad and little direct thematic focus on internship and supervision were verified. The methodological axis was dedicated to reflecting on the elements that make up the internship plan, articulating them with the debates held throughout the thesis. The construction of the plan was a constant doubt of the field supervisors throughout the research, and therefore, it was constituted as a theme of the workshops, which resulted in a plan model that contemplates the discussions and experiences of the participants, reiterating the collective construction in triad and the importance of each of its elements, which make it a guiding instrument for the internship and supervision. Field supervision is complex in the context of contemporary capitalism and neoliberal rationality, marked by the structural precariousness of work, the counter-reform of the State and the commodification of education. However, it is in this scenario, permeated by challenges and full of possibilities, that we must resist and intervene. Field supervision is an ethical and political commitment to quality training, and to ensure that the internship has a real central role in training, it is necessary to qualify field supervision. In this sense, the following are recommended: incentives for productions on the subject; expansion of the debate on supervision and its regulations; offering courses for field supervisors; mandatory discipline in undergraduate courses aimed at training for the exercise of supervision. Thus, the thesis formulated is that the subsidies necessary for work in field supervision are normative, theoretical-practical, formative and methodological. And that field supervision carried out without any of them weakens the process, since they need to be articulated, since they are parts of the same whole. In each of them and in their articulation are contained the dimensions of the profession: theoretical-methodological, ethical-political and technical-operative, and consequently, materialized the articulation of theory and practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Serviço Social ([email protected]) on 2025-06-13T16:28:48Z No. of bitstreams: 1 ELIANE MOREIRA DE ALMEIDA_Tese.pdf: 3724000 bytes, checksum: 87cfca78d538d12636bcf1260607646d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Náthali Aquino ([email protected]) on 2025-06-23T11:08:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ELIANE MOREIRA DE ALMEIDA_Tese.pdf: 3724000 bytes, checksum: 87cfca78d538d12636bcf1260607646d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-23T11:31:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELIANE MOREIRA DE ALMEIDA_Tese.pdf: 3724000 bytes, checksum: 87cfca78d538d12636bcf1260607646d (MD5) Previous issue date: 2025-04-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/194082/ELIANE%20MOREIRA%20DE%20ALMEIDA_Tese.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectServiço Socialpor
dc.subjectFormação e Trabalho Profissionalpor
dc.subjectSupervisão de Campopor
dc.subjectSocial Workeng
dc.subjectProfessional Formation and Workeng
dc.subjectField Supervisioneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleSubsídios para o trabalho de assistentes sociais na supervisão de campo : uma construção coletivapor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

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